Curso de iniciação à mecânica é exclusivo para público feminino e e acontece neste sábado (23). Para driblar o machismo e ter autonomia, mulheres procuram cada vez mais entender do assunto.

 

 

"O interesse das mulheres por mecânica automotiva está cada vez maior". A constatação é da coordenadora de marketing de uma grande empresa do setor, no Distrito Federal, que desde 2013 oferece cursos gratuitos de iniciação à mecânica voltados para o público feminino.

 

Segundo Slana Feitosa, as mulheres "tem sede" de independência e querem cuidar dos próprios carros.

 

"A ideia do curso não é tornar ninguém especialista em mecânica, mas sim dar autonomia para as mulheres que querem ter segurança ao levar seus veículos para uma revisão e poder conversar com mais conhecimento sobre os serviços propostos", diz Slana.

 

Neste sábado (23), a partir das 9h, acontece mais uma edição do curso de iniciação à mecânica onde as mulheres aprendem noções básicas e também a sair de algumas situações de emergência com o carro, como uma simples troca de pneu (veja mais abaixo como participar).

 

Promovida pelo Brasal Veículos, a aula é ministrada pelo professor e especialista em mecânica de carro Anderson Cleiton.

Mecânica não é coisa só para homem 🚗🛻🚌

A consultora técnica de mecânica de veículos Vanessa de Freitas Capati, que atua na área há 2 anos, conta que ainda enfrenta desafios por ser uma mulher em uma área predominantemente masculina.

 Curso oferece aula de mecânica para mulheres, no DF — Foto: Brasal/Divulgação

 Ela lembra que a "chave" para superar os obstáculos é a confiança em si e a busca constante de atualização.

"No início, eu tive que lidar com olhares desconfiados e comentários machistas por parte de colegas de trabalho e até de clientes. No entanto, não me deixei abalar e a cada dia venho mostrando meus conhecimentos e habilidade na prática", diz Vanessa.

 

Para ela, a mulher deve ocupar o espaço e profissão que quiser e é fundamental combater o machismo que ainda é grande quando se fala de mecânica de veículos.

"A importância é quebrar o preconceito e entender que a mulher tem sim o seu lugar, as mulheres estão cada vez mais independentes e procuram saber sobre assuntos que até então eram somente de interesse masculino", aponta a mecânica.(*Clipping:G1)

📌 Curso de iniciação à mecânica para mulheres