A localidade, reconhecida como um polo da cultura nordestina na capital federal, é marcada pela música, poesia e dança trazidas por seus fundadores.


Fundada em 1971, a Região Administrativa da Ceilândia assopra mais uma velinha nesta quarta-feira (27) pois está completando 53 anos.

A RA com maior população do Distrito Federal possui 287.023 moradores, de acordo com dados do Censo 2022.

Em 1969, o local onde viria a se tornar Ceilândia já tinha 79 mil habitantes, em sua grande maioria trabalhadores, em ocupações irregulares, foi aí que o governador da época, Hélio Prates, solicitou a erradicação das invasões.


Foi aí que foi iniciada “Campanha de Erradicação das Invasões (CEI)”, o que viria a se tornar Ceilândia, mas até hoje os moradores costumam chamar a RA de “CEI”, como forma abreviativa e carinhosa para se tratar da cidade-satélite.

Ceilândia é de suma importância para a economia da capital federal, tendo um PIB de aproximadamente R$ 20 bilhões/ano.

A cidade, reconhecida como um polo da cultura nordestina em Brasília, é marcada pela música, poesia e dança trazidas por seus fundadores.

Além disso, é a única RA do Distrito Federal (além do Plano Piloto) que possui um monumento arquitetônico de Oscar Niemeyer, A Casa do Cantador.

 

Além da cultura nordestina, a Ceilândia é uma das referências do movimento negro, possuindo vários artistas do rap e do hip hop.

O grupo Câmbio X, Viela 17 e Hungria Hip Hop são artistas que levaram o nome da Ceilândia para todo o Brasil.

No esporte, a Ceilândia também não fica para trás. Em território ceilandense, já foram produzidos campeões olímpicos, como a Ketleyn Quadros, do judô e também a Paula Pequeno, do vôlei.

No futebol, o jogador mais lembrado hoje é Robert Renan, do Internacional, que foi criado na Expansão do Setor O.

A RA é usada muito por seus moradores como símbolo de resistência e se orgulham bastante do multiculturalismo que tem forte veia na cidade.(*Clipping:JBr)

Ceilândia ganha título de Capital da Cultura Nordestina no DF — Portal  Política Distrital - Notícias sobre Política e Saúde do DF