Feitas de material leve, mais resistente e mais barato, novas bocas de lobo serão instaladas em locais de circulação de veículos pesados

 

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) começou, nesta quinta-feira (25/04), a instalar 500 novas bocas de lobo de plástico em vias do Distrito Federal.


As peças serão implantadas em substituição às antigas, feitas de ferro e que estavam quebradas, danificadas ou tinham sido furtadas.

Segundo a Novacap, além de resistentes e leves, as novas grades permitem uma instalação rápida e de custo baixo.


Outra vantagem é que, por não terem valor de venda, não serão alvo de ladrões.

De acordo com a empresa, apenas em 2023, cerca de 2 mil bocas de lobo precisaram ser reparadas, sendo que pelo menos 90% delas foram furtadas, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 2,1 milhões.

“A grelha ecológica articulada, como é oficialmente chamada, é feita de plástico não reciclável e mais durável. Dessa forma, não desperta interesse comercial”, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Além disso, esse material é sustentável e não agride o meio ambiente, pois não enferruja como as tradicionais grades de ferro”, completa.

Segundo a empresa, cada uma das peças pesa 20 kg e consegue suportar até 20 toneladas (mais que o peso de um caminhão) sem sofrer danos.

 

 Entre as vantagens, a grade também precisa de menos profissionais para instalá-la e é mais durável, além de ter um custo de produção menor.

As primeiras bocas de lobo começaram a ser implantadas onde há grande fluxo de veículos pesados, pelo peso que são capazes de suportar, e em locais ermos ou pouco movimentados, onde há maior incidência de roubos e furtos.

A expectativa é de que haja economia em relação à troca e manutenção das grelhas. Caso a tese se confirme, a companhia pretende investir em novas levas do produto.(*Clipping:Metropole/Ag.Brasília)

Novo tipo de grelha é testado para evitar roubo em bocas de lobo | Agência  Brasília