Ordem de serviço com nova empresa contratada foi assinada com a chegada do período de estiagem.

A nova ordem de serviço assinado pelo GDF permitiu a retomada das obras do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com o Terminal Asa Sul (TAS).

No momento, máquinas e operários trabalham na ampliação da rede de drenagem

 

As obras do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com o Terminal Asa Sul (TAS) foram acompanhadas de perto por representantes do governo.

 A construção estava paralisada desde abril de 2023 em virtude da rescisão do contrato com a empresa responsável e, com a chegada da estiagem, foi assinada uma nova ordem de serviço para dar continuidade aos trabalhos.

Conhecida como Setor Policial Sul, a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) faz parte do Corredor Eixo Oeste.

A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, teve início pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o TAS, onde foram construídos e entregues dois viadutos.


Quando concluído, o complexo vai facilitar o percurso que leva ao Aeroporto de Brasília, Eixo L, Avenidas W3, L2 e L4 Sul.

Além do corredor, a obra prevê drenagem, pavimentação, sinalização vertical e horizontal e paisagismo.

Serão investidos R$ 13,2 milhões, com a previsão de gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

“Com a ligação direta ao TAS, nós iremos economizar o tempo dos passageiros de ônibus, além de possibilitar que mais pessoas utilizem o transporte coletivo. Antigamente, o motorista precisava fazer várias tesourinhas e rotatórias para ir ao terminal. Com o novo complexo, o percurso vai ser mais rápido”, afirmou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.


Entenda

Em abril de 2023, a Secretaria de Obras e Infraestrutura rescindiu contrato firmado com a empresa Concrepoxi Engenharia que acordava a construção de dois viadutos no Setor Policial Sul, a execução de 850 metros de redes de drenagem e 2 km de pavimentação. O contrato previa o investimento de R$ 8 milhões em obras.


À época, estavam pendentes de execução serviços como a instalação de pavimento rígido em trecho que vai dos viadutos ao Terminal Asa Sul, além de sinalização vertical e horizontal e paisagismo.

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·         A empresa descumpriu cláusulas contratuais e promoveu atrasos injustificados no cronograma de obras estabelecido. Também paralisou a execução de serviços sem justa causa, configurada pela falta de pessoal e maquinário no canteiro de obras desde o início deste ano, e ainda deixou de executar serviços previstos em contrato, de forma total ou parcial, no valor de R$ 1,2 milhão.

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·         Corredor Eixo Oeste

·         Com 38,7 km de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a EPIG e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul.

·         A finalidade é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.

·         Os trabalhos estão em execução por trechos, já que é inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito.