Governo negocia equiparação salarial da PC-DF com a PF e discute aumento para PM-DF e CB-DF; pedido de reajuste deve ser enviado ao Palácio do Planalto em março


O Governo do Distrito Federal (GDF) analisa a equiparação salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) com a Polícia Federal (PF).

 O secretário de Economia do GDF, Ney Ferraz Júnior, conduz as negociações com representantes da categoria para definir os termos do reajuste.


Além da PC-DF, integrantes da Polícia Militar (PM-DF) e do Corpo de Bombeiros (CB-DF) reivindicam o mesmo percentual de aumento.

 O impacto financeiro estimado para os cofres públicos é de R$ 2,9 bilhões até 2026.


Negociações em andamento

A expectativa do governo local é concluir as negociações e encaminhar um pedido formal ao Palácio do Planalto em março.

 O reajuste salarial depende da aprovação do Congresso Nacional, uma vez que os salários das forças de segurança do GDF são pagos com recursos da União, repassados ao GDF pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal.

As categorias pedem que o aumento seja concedido em duas parcelas: a primeira em 2025 e a segunda até abril de 2026.

 O percentual de recomposição salarial varia conforme o cargo e a classe do servidor, números que ainda estão em análise pelo governo.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou que a mensagem com o pedido de reajuste será enviada ao Governo Federal assim que houver um acordo entre as partes.