Tocando Agora: ...
No ar:  

 

FAIXA EXCLUSIVA DA EPTG: Manutenção do pavimento rígido dá mais conforto a passageiros do transporte público

Publicada em: 09/06/2025 17:34 - Infraestrutura Transp. Público SISTEMA VIÁRIO

 Serviço está sendo executado, atualmente, na altura do km 5 da EPTG, sentido Plano Piloto-Taguatinga; obra, com contrato no valor de R$ 13,5 milhões, passará pelas principais vias de concreto da capital federal.

 

O pavimento rígido da pista exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTGestá passando por manutenção para garantir maior durabilidade ao material e mais conforto aos passageiros do transporte público. A intervenção faz parte do investimento de R$ 13,5 milhões do Governo do Distrito Federal (GDFpara promover os serviços necessários nas pistas de concreto da capital, com cronograma elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DFpara os próximos cinco anos.

A manutenção contemplará toda a extensão da pista exclusiva da EPTG, que chega a 22 km nos dois sentidos. O serviço ocorre a cada um quilômetro para evitar impactos no trânsito, como interdição do fluxo de veículos e engarrafamentos. Atualmente, as equipes trabalham no sentido Plano Piloto-Taguatinga, na altura do km 5. Nesta fase, são gerados cerca de 50 empregos diretos e indiretos.

O pavimento de concreto da EPTG apresenta algumas patologias relacionadas ao tempo de uso, que criam desconfortos aos passageiros e motoristas 

Segundo o engenheiro e diretor do 3º Distrito do DER-DF, Jarbas Silva, o pavimento de concreto da EPTG apresenta algumas patologias relacionadas ao tempo de uso, que criam desconfortos durante o trânsito dos ônibus e dos demais veículos autorizados. Ele acrescenta que a situação de cada quilômetro é avaliada para definir quais ajustes são necessários.

Manutenção do pavimento rígido da faixa exclusiva da EPTG dá mais conforto  a passageiros do transporte público

“Pode ser necessário demolir placas inteiras ou reconstruir placas defeituosas. Tem também situações em que tratamos apenas das trincas, com a selagem delas, ou com a limpeza das juntas de dilatação e a colocação de um novo selante para evitar a infiltração de água e o depósito de detritos”, detalha Silva. “Essa manutenção vai trazer conforto ao passageiro quando estiver transitando em um ônibus pela faixa exclusiva, e prolonga a vida útil desse pavimento, que tem como grande diferencial a durabilidade e o menor custo com a manutenção do pavimento.”

Thaiane Santos: "Sem balançar, vamos nos sentir mais confortáveis no ônibus"  

A babá Thaiane Santos, 23 anos, pega ônibus em uma das paradas localizadas ao longo da faixa exclusiva com frequência, para chegar ao trabalho, e acredita que a manutenção será positiva para a experiência dos usuários do transporte coletivo. “Sem balançar, vamos nos sentir mais confortáveis no ônibus. Principalmente para quem tem criança de colo e até idoso, é importante por causa disso”, comenta.

 

As equipes contratadas já passaram pelo Buraco do Tatu e pelo Buraco do Tatuí, ligação entre a L2 Norte e a L2 Sul. Quando concluído o serviço na EPTG, a previsão é que os trabalhos sejam direcionados para o corredor BRT Sul, no trecho que liga o Gama até o viaduto que dá acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA).

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...