...

...

No ar: ...

...

DEPRESSÃO: Ação na Estação Central do metrô oferece acolhimento a quem tem a doença

Publicada em: 12/06/2025 13:27 - NOTÍCIAS DA SAÚDE

 

Projeto reforça a importância de buscar ajuda e tratar a doença.

 

Nem na correria do dia a dia as emoções são deixadas de lado.

No fim do expediente, a caminho de casa, muita gente leva na bagagem o cansaço, a sensação de dever cumprido, as preocupações...

E ela, muitas vezes invisível e silenciada: a depressão.

Pensando em apoiar e acolher quem convive com os sintomas dessa doença mental, o projeto social DTC – Depressão Tem Cura circula pelas cidades com a proposta de desarmar os gatilhos emocionais e incentivar a busca por tratamento.

Na tarde da terça-feira (10), o grupo de voluntários esteve na Estação Central do metrô,  localizada na Rodoviária do Plano Piloto, para distribuir cartas, abraços e palavras de empatia, além de encaminhar quem precisasse para atendimento gratuito com a equipe. Pelo local, passam cerca de 20 mil pessoas por dia.

O projeto social DTC – Depressão Tem Cura esteve na Estação Central do metrô na terça (10) para orientar os usuários sobre depressão e ansiedade

Mais de 200 pessoas compartilharam suas emoções com os voluntários do projeto.

A ação, realizada em parceria com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), teve como foco a prevenção ao suicídio, a atenção à saúde mental e o estímulo a práticas de vida mais saudáveis – acolhendo e orientando usuários que sofrem com a chamada “dor da alma”.

“Nós do Metrô estamos muito contentes em apoiar essa causa tão importante, que é a saúde mental. Queremos mostrar aos nossos usuários que é possível, sim, buscar ajuda”, reforça Taísa Moraes, assessora da Gerência de Projetos Especiais do Metrô de Brasília.

“Esse é o nosso intuito: levar uma palavra de apoio imediato para quem está sofrendo. As pessoas com depressão, com distúrbios emocionais, muitas vezes não conseguem lidar com a dor. Já aconteceu de a gente tirar alguém do gatilho durante uma ação”, conta Eveline Mousinho, assistente do projeto, que também tem uma história pessoal de superação.

 

Para o segundo semestre, está prevista uma nova ação em outra estação do Metrô brasiliense, dentro do programa Saúde nos Trilhos, coordenado pela companhia.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...