Contratos já foram assinados, com investimento de cerca de R$ 10 milhões.
O Governo do Distrito Federal deu início à primeira etapa do programa de manutenção das feiras públicas das cidades-satélites. Por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), está prevista a reforma de 11 feiras em diversas localidades da Grande Brasília.
A ação integra um plano mais amplo para contemplar 38 feiras, incluindo as permanentes, do produtor rural, shoppings populares e da Torre de TV.
Nessa fase, entram as seguintes feiras:
Permanente da Candangolândia, Permanente do P Norte (Ceilândia), do Produtor (Ceilândia), Permanente do Paranoá, Permanente de São Sebastião, da Torre de TV, Permanente do Cruzeiro, Permanente do Gama, Shopping Popular do Gama, de Hortifrutigranjeiros de Planaltina, e Permanente da QNL/QNJ (Taguatinga).
A Feira Livre da Fercal deve ser a próxima a fazer parte da lista, em breve.
Entre os serviços previstos estão reforma e manutenção da cobertura, impermeabilização, atualização das redes elétrica, de esgoto e de águas pluviais, além de pintura geral, recuperação de banheiros, pisos e cercas.
A proposta é garantir condições mais seguras, higiênicas e acessíveis para feirantes e frequentadores, valorizando o comércio popular e incentivando a economia local.
Planaltina
“Este é um investimento fundamental para valorizar o trabalho dos feirantes e proporcionar um ambiente mais seguro, limpo e acessível para a população. Com a reforma das feiras, estamos fortalecendo a economia local e preservando espaços tradicionais que fazem parte do dia a dia dos brasilienses”, afirmou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Além de melhorar as condições para os comerciantes, o programa também busca oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade ao público que frequenta esses espaços tão tradicionais.
As reformas serão renovadas anualmente e mantidas ao longo de cinco anos.