...

...

No ar: ...

...

MATERNO-INFANTIL: Gestantes aprendem na prática como cuidar de seus bebês no HMIB

Publicada em: 15/06/2025 10:10 - SAÚDE PÚBLICA

 

Encontros gratuitos preparam mães e acompanhantes para os primeiros dias do recém-nascido, com acolhimento e orientações práticas.

 

Como dar o primeiro banho no bebê?

Qual a maneira correta de trocar a fralda?

Quais vacinas são aplicadas logo nos primeiros dias de vida?

Com 31 semanas de gestação, Mírian Sales, 28 anos, encontrou respostas para essas e outras dúvidas neste sábado (14), durante o curso gratuito para gestantes e acompanhantes promovido no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

Durante o curso, são ensinadas técnicas de banho e higiene do bebê, troca de fraldas e até cuidados com o coto umbilical
A atividade, voltada para mães e suas redes de apoio, ocorre sempre no segundo e quarto sábado do mês, das 9h às 12h, no auditório da unidade.
A proposta é preparar os participantes para os cuidados com o recém-nascido, combinando orientações práticas e acolhimento multiprofissional.

“Como mãezinha de primeira viagem, eu precisava disso. O curso é esclarecedor, empodera e traz segurança. Recomendo para todas as gestantes”, contou Mírian, logo após treinar a troca de fraldas em uma das atividades práticas. “Amei! Essa prática ajuda a gente a se preparar de verdade.”

O curso faz parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e aborda temas como adaptação do bebê fora do útero, amamentação, administração de medicamentos, prevenção de infecções, cuidados com o coto umbilical, troca de fraldas, banho e os direitos da gestante e do recém-nascido.

Bebê 'gigante' nasce com mais de 5 kg em hospital no Pará • DOL

 

Segundo a tutora Priscila Guimarães, é essencial que mães e acompanhantes participem. “Eles aprendem não só os cuidados básicos, mas também como evitar infecções e criar um ambiente mais seguro em casa. Os primeiros 28 dias de vida são muito importantes, pois o bebê está se adaptando ao ambiente, às pessoas e à iluminação”, explica.

Viviane Souza, 31, e o marido Alisson Gomes, 33, participaram do encontro às vésperas do nascimento da primeira filha, Laura. “É nossa primeira filha, então queremos aprender tudo”, contou Viviane. Já Alisson destacou o impacto do aprendizado: “Estar aqui é um exercício de amor e responsabilidade. Me sinto mais preparado para cuidar da Laura”.

À espera da primeira filha, Viviane Souza e Alisson Gomes participaram juntos do curso: “É nossa primeira filha, então queremos aprender tudo”, destacou a gestante

A formação é conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Para a assistente social residente Dáfynne Mello, o principal finalidade é acolher e informar: “É um espaço preparado para tirar dúvidas, fortalecer vínculos e oferecer segurança. Basta chegar”.

Hospital Materno Infantil de Barcarena é referência no atendimento a bebês  e gestantes de alto risco | Pará | O Liberal

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...