...

...

No ar: ...

...

OPERAÇÃO CHECK OUT: Polícia Civil prendeu grupo que vendia falsas passagens aéreas

Publicada em: 19/06/2025 10:22 - Registro Policial

Nesta quarta-feira (18/06), a Polícia Civil de Brasília deflagrou uma operação para investigar um grupo acusado de aplicar golpes relacionados à venda de passagens aéreas.

A ação, batizada de Operação “Check-Out”, foi coordenada pela 17ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Norte, e contou com apoio das polícias civis do Tocantins e do Maranhão.

As investigações começaram em 11/2024, quando foram registradas as primeiras ocorrências na Grande Brasília. Moradores do "quadrilátero" encontraram anúncios em redes sociais que ofereciam promoções de passagens.

Após clicarem nos links, as vítimas eram direcionadas a sites que simulavam páginas de empresas aéreas.

As reservas eram feitas normalmente, mas o pagamento, solicitado via Pix, era destinado a empresas criadas com nomes semelhantes às de companhias legítimas. As vítimas só descobriam o golpe ao tentarem embarcar no aeroporto.

A partir do primeiro caso registrado em Taguatinga, a polícia identificou dez suspeitos. Todos tiveram prisão preventiva decretada.

A Justiça também autorizou 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Imperatriz (MA), Augustinópolis (TO) e Araguaína (TO), locais onde residem os investigados.

Durante a apuração, a polícia constatou que os envolvidos utilizavam pessoas interpostas para abrir empresas e movimentar valores, além de investirem parte do dinheiro obtido na divulgação dos anúncios.

Foram rastreados R$ 200 mil em contas ligadas ao grupo. Os responsáveis devem responder por estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 50 anos de prisão.

As investigações seguem para identificar outras vítimas e possíveis conexões do grupo com fraudes semelhantes em outros estados.

 

 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...