...

...

No ar: ...

...

LIXO ELETROELETRONICO: Parque da Cidade recebe ação de descarte consciente de eletrônicos

Publicada em: 22/06/2025 09:09 - Meio Ambiente

 

Atividade tomou conta do Estacionamento 13, contando com a participação do público e de autoridades locais.

O Parque da Cidade recebeu, neste sábado (21), mais uma ação de conscientização ambiental: o Dia de Descarte Consciente, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF),  em parceria com o Instituto Inteligência Ambiental. 

Uma pequena exposição com equipamentos tecnológicos antigos foi montada no local 

Além do recolhimento gratuito de equipamentos eletroeletrônicos fora de uso, foi montada uma miniexposição com itens antigos e curiosos da história da tecnologia.

Entre os itens estavam rádios de válvula, máquinas de escrever elétricas e os primeiros modelos de celulares, com destaque para os aparelhos chamados de 'tijolões' dos anos 1990.

Desde o início da manhã, moradores de diversas cidades-satélites levaram celulares antigos, computadores, televisores, cabos, impressoras e outros equipamentos que estavam guardados sem utilidade.

A iniciativa faz parte das ações do GDF voltadas para o fortalecimento da logística reversa e da educação ambiental.

Educação ambiental 

A bióloga Luciana Brito levou aparelhos para descartar: “Eu sei da importância de fazer o reaproveitamento desses materiais, principalmente do material eletrônico, porque em sua composição há elementos tóxicos”

“Este é o mês do meio ambiente, e temos um calendário com várias programações, sendo essa uma delas, que tem o cunho da educação ambiental”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes. “Nós estamos trazendo aqui um ponto de coleta de eletroeletrônicos no Parque da Cidade porque é um local de maior movimentação em um sábado para justamente despertar a conscientização ambiental sobre o descarte seguro desses eletroeletrônicos.”

Segundo o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Sema-DF, Luciano Miguel, quem não puder participar da ação pode fazer o descarte adequado em outros endereços fixos: “Temos 120 pontos de entrega voluntária no Distrito Federal. No site da secretaria nós temos a relação desses locais. Basta colocar o CEP da sua residência que você vai saber onde tem um mais próximo para esse tipo de descarte” .

 

A bióloga Luciana Brito, 31 anos, mora no Lago Norte e foi até o Parque da Cidade para participar do evento. “Eu sei da importância de fazer o reaproveitamento desses materiais, principalmente do material eletrônico, porque em sua composição há elementos tóxicos”, disse. “Por isso, trouxe aparelhos de som, controles remotos e fitas cassete que estavam lá em casa e na casa da minha mãe”.

A expectativa é que diversos itens sejam recolhidos ao longo da ação. Todo o material arrecadado será encaminhado para empresas especializadas em reciclagem e reaproveitamento de componentes.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...