...

...

No ar: ...

...

17° ANO DA LEI SECA: Operações de trânsito registram 49 motoristas alcoolizados no "feriadão"

Publicada em: 23/06/2025 10:29 - Fiscalização Segurança Pública Trânsito DF

 

 

 

Em cinco dias, o Detran de Brasília aplicou 446 testes de etilômetro.

Entre quarta-feira (18) e domingo (22), o Detran-DF, com o apoio da Polícia Militar (PM-DF), executou ações de fiscalização em Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente e Taguatinga.

Durante as operações, que fizeram alusão ao 17° aniversário da Lei Seca, os agentes abordaram 613 condutores e aplicaram 446 testes de etilômetro. 

Ação, que durou cinco dias, reforçou a importância da Lei Seca, criada há 17 anos 

As equipes autuaram 49 motoristas por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, nove por guiar veículo com o escapamento irregular, 40 inabilitados, 22 com a CNH vencida há mais de 30 dias, um com o direito de dirigir suspenso e 75 por infrações diversas. 

Lei Seca: 17 anos preservando vidas

No dia 19 deste mês, a lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, completou 17 anos. De 2008 a maio deste ano, os órgãos de fiscalização de trânsito do Distrito Federal registraram 294.226 infrações por condução sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa. Neste ano, de janeiro a maio, foram registradas 10.123 infrações, uma média de 67 motoristas multados por dia nas ruas, avendias, estradas-parques e demais vias da Grande Brasília.Aplicativo da Descontos de 40% nas multas de trânsito - DFÁguasClaras

De acordo com o CTB, conduzir veículos após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso ocorra a reincidência da infração no período de até 12 meses, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração com as mesmas penalidades.

Além disso, a conduta pode ser considerada crime se o resultado do teste indicar uma concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Nesse caso, a pena é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da CNH ou proibição de se obter a habilitação para dirigir.Aplicativo da Descontos de 40% nas multas de trânsito - DFÁguasClarasPara conter excesso de barulho em Águas Claras, Detran aborda 210 motos |  Metrópoles

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...