...

...

No ar: ...

...

NA PORTA DE CASA: Mais de 9 mil pacientes recebem remédios gratuitos todo mês em Brasília

Publicada em: 25/06/2025 19:37 - SAÚDE PÚBLICA

 

Programa da rede pública de saúde facilita acesso a tratamentos; em 2024, foram mais de cem mil entregas.

 

“Nota 10”. É assim que Merência Pereira, 57 anos, avalia o programa Medicamento em Casa. Há um ano, ela recebe mensalmente os remédios para tratar diabetes, colesterol, hipertensão e problemas pulmonares: “É uma maravilha! Não preciso pegar fila, nem ficha. Tudo chega certinho”.

Criado em 2020, o programa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde  e o Banco de Brasília (BRB). Em 2024, foram realizadas mais de cem mil entregas. Até abril de 2025, o número já chega a quase 40 mil.

Atualmente, cerca de 10 mil pacientes recebem seus medicamentos todos os meses, sem sair de casa.

As entregas do programa Medicamento em Casa atendem, diariamente, todas as cidades-satélites, Plano Piloto e Entorno 

O serviço é voltado a pacientes cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), conhecido como 'Farmácia de Medicamentos de Alto Custo', com unidades na Asa Sul, Ceilândia e Gama.

“A utilização do serviço reduziu significativamente as filas e tornou o atendimento mais ágil. Hoje, quem vai presencialmente são os que precisam renovar o processo ou preferem buscar o medicamento. A dispensação também ficou menos estressante para os servidores e para o cidadão”, explica o gerente do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Ricardo Marcelino.

“É uma maravilha! Não preciso ir pegar fila, nem ficha. Tudo chega certinho”, conta a autônoma Merência Pereira

Conforto e adesão

A iniciativa tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes e contribui para a continuidade dos tratamentos, especialmente no caso de doenças crônicas, incapacitantes ou com comorbidades. “Para muitos, ir até a farmácia mensalmente é inviável. Agora, com o conforto das entregas, até quem realiza o serviço é recebido com café, em sinal de gratidão”, comenta Marcelino.

O entregador Paulo Henrique Pereira confirma essa receptividade: “Faço de 20 a 25 entregas por dia. É gratificante, porque a gente percebe que as pessoas realmente precisam. Estar lá para garantir o medicamento a elas é uma satisfação”, afirma.

A aposentada Grace Patrícia Moura, 52, também é beneficiária. Com fibromialgia e artrite reumatoide, ela participa do programa há três anos. “Tem dias que estou bem, outros não consigo sair da cama. O programa facilita muito. O médico me orientou e, como os remédios comuns não estavam funcionando, precisei de outros bem mais caros. Mas deu tudo certo”, celebra. 

O programa contempla 273 medicamentos vinculados a 102 protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde. As entregas seguem um cronograma por região e atendem todas as cidades-satélites, Plano Piloto e também o Entorno. Para participar, é necessário estar cadastrado no CEAF. Mais informações pelo telefone (61) 3029-8080.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...