Contrato prevê a execução de trabalhos de manutenção preventiva e corretiva em todo o sistema que permite o içamento mensal da bandeira, incluindo motores, quadros elétricos, cordas e cabos de sustentação.
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), publicou edital para a contratação de serviços especializados de manutenção do sistema de hasteamento da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes.
A iniciativa visa garantir a operação segura e ininterrupta do monumento, reforçando a segurança dos visitantes e a preservação de um dos principais ícones da capital federal.
O valor estimado é de R$ 2.070.772,89.
O contrato prevê a execução de serviços de manutenção contínua — preventiva, corretiva, preditiva e eventual — em todo o sistema que permite o içamento mensal da bandeira, incluindo motores, quadros elétricos, cordas e cabos de sustentação. Também estão incluídos no escopo o fornecimento de mão de obra especializada, ferramental e materiais adequados para garantir a plena funcionalidade do equipamento.
A Novacap é o órgão responsável pela manutenção constante da estrutura.
“O serviço é indispensável para assegurar o funcionamento seguro e eficiente do sistema, prevenindo riscos à integridade do monumento e ao público que frequenta o local”, ressalta o presidente da companhia, Fernando Leite.
Além de evitar problemas operacionais, o contrato permite resposta rápida em caso de eventuais intercorrências, garantindo que o mastro esteja sempre em perfeitas condições para o hasteamento da bandeira.
Com 286 m², 90 quilos, 20 metros de comprimento e 14 de altura, a Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes é reconhecida pelo Guinness Book como a maior do mundo. Ela é hasteada a 105 metros do chão, e ostenta na base a inscrição: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.
O Mastro da Bandeira Nacional é um marco da arquitetura cívica de Brasília.
Inaugurado em 1972, possui 100 metros de altura e está localizado entre os edifícios que representam os Três Poderes da República. Sua manutenção vai além do aspecto técnico: trata-se de um compromisso do Governo do Distrito Federal com a valorização dos símbolos nacionais, a segurança dos cidadãos e a preservação do patrimônio histórico.