Um homem, possivelmente em surto, foi flagrado agredindo passageiros de um ônibus que seguia pelo BRT Sul em direção a Santa Maria, cidade-satélite da Grande Brasília.
As ameaças, seguidas de violência contra uma agente do Departamento de Trânsito da capital federal (Detran-DF), ocorreu na noite desta sexta-feira (27/6).
Em uma das imagens, ele aparece em frente à janela do transporte coletivo, segurando um passageiro. Uma pessoa comenta: “Desde que ele entrou, ele tá doidão”. E uma mulher complementa: “Ele tá alucinado”. Um outro usuário do transporte resmunga: “Nossa, numa sexta-feira, todo mundo querendo chegar em casa”.
Em outra cena, uma mulher grita: “Ele entrou no carro do Detran, moça”. O homem então acelera a viatura, como se fosse dar partida e sair com o automóvel. Enquanto isso, a agente fala ao telefone.
Em seguida, ela tenta afastar o homem do meio da pista, momento em que ele a segura pelo braço, enquanto algumas pessoas gritam: “Ei, solta ela aí, rapaz. Solta”. O homem continua agarrado à blusa da agente, puxando a servidora, que tenta se desvencilhar dele.
De acordo com a Polícia Militar, as equipes policiais não foram acionadas.
Em nota, o Detran informou que o caso aconteceu durante o deslocamento da viatura DT-758 para o Gama.
No caminho, uma agente viu um ônibus parado no acostamento da DF-001, perto da Castelo Forte, com o motorista pedindo ajuda.
O condutor explicou que havia um homem em possível surto psicótico dentro do ônibus, assustando os passageiros. Por isso, ele decidiu parar o veículo para que todos pudessem descer em segurança.
Diante da situação, os agentes de trânsito acionaram o CIOB para pedir apoio dos bombeiros e da Polícia Militar. Inicialmente, o homem ficou dentro do ônibus, mas, durante o pedido de apoio, ele saiu correndo em direção à viatura, dizendo que alguém queria matá-lo.
Ele tentou agarrar uma agente de trânsito e puxá-la para a pista. Antes que algo pior acontecesse, populares conseguiram afastá-lo e imobilizá-lo até a chegada do Corpo de Bombeiros e da PM-DF.
O homem foi colocado em uma maca pelos bombeiros e levado para atendimento médico.
Não houve danos à viatura, nem ferimentos à agente ou aos passageiros. Por isso, não foi registrado boletim de ocorrência.(*Fonte:Metropole)