...

...

No ar: ...

...

CÂNCERES TRATADOS NA REDE PÚBLICA: Palestra orienta sobre prevenção e tratamento de principais tipos

Publicada em: 03/07/2025 14:48 - SAÚDE PÚBLICA

 Ciclo de apresentações capacita servidores da Saúde quanto às neoplasias malignas mais comuns e destaca ações preventivas.

Falta de remédio para câncer deixa 389 pacientes desassistidos no DF |  Metrópoles

As palestras promovem educação continuada e projetos de capacitação aos servidores da Secretaria de Saúde

Esta quarta-feira (2) foi marcada por mais uma apresentação do ciclo de palestras sobre prevenção, detecção e tratamento das principais neoplasias malignas (cânceres) observadas na rede da Secretaria de Saúde.

O tema abordou câncer de cabeça e pescoço, em alusão à campanha Julho Verde, e o de bexiga e rim, referente ao Julho Roxo.

Os debates visam promover educação continuada e projetos de capacitação aos servidores da Secretaria de Saúde.

O intuito é informar os profissionais sobre políticas de promoção da saúde, medidas de prevenção primária e meios de acesso aos serviços da pasta.

O ciclo de apresentações é uma iniciativa da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da Secretaria de Saúde e prevê a realização de palestras mensais até dezembro deste ano.

“A capacitação tem o intuito de difundir a cultura de conscientização e prevenção das neoplasias (proliferação desordenada e anormal de células em tecidos ou órgãos). Dados mostram que 40% desses tumores são evitáveis por medidas de promoção da saúde e prevenção”, informa o chefe da Asccan e um dos palestrantes e organizadores do ciclo, Gustavo Ribas.

Câncer: pacientes do DF serão incluídos em pesquisas de ponta | Metrópoles

Referência técnica distrital (RTD) de Oncologia Clínica da Secretaria de Saúde, Fabiane Cesário elenca precauções eficazes contra os principais cânceres. “A ideia do evento é falar da importância de abrir mão do cigarro, do abuso de bebidas alcoólicas e, especialmente, de se proteger do papilomavírus humano (HPV) na orofaringe, que é um dos principais causadores de câncer de garganta no mundo."

 

Na capital federal, a Secretaria de Saúde oferta vacina contra o HPV gratuitamente a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Neste ano, contudo, a pasta ampliou a dose para a faixa etária de 15 a 19 anos, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde.

Assim, jovens que, por algum motivo, não conseguiram se proteger na época estabelecida têm a chance de receber o imunizante até dezembro. Com documento de identificação e cartão de vacina em mãos, basta ir a um dos mais de 180 pontos disponíveis.

TCDF determina providências urgentes para compra de remédios e equipamentos  para tratamento de pacientes com câncer - TCDF

Principais fatores de risco

A apresentação tratou dos principais motivos para o desenvolvimento do câncer de bexiga e rim, e do câncer de cabeça e pescoço – neste último, estão incluídas estruturas como tireoide, cavidade oral, nasofaringe, glândulas salivares e pele.

Para o câncer de bexiga, dentre os maiores fatores de risco estão tabagismo, histórico familiar de neoplasias malignas na bexiga, exposição a certos produtos químicos e infecções prévias do trato urinário. Já no de cabeça e pescoço, merecem atenção o consumo de álcool, o fumo, a infecção pelo vírus do HPV e a exposição solar sem proteção adequada.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...