...

...

No ar: ...

...

CARNE IMPRÓPRIA: Operação apreendeu mais de 800 quilos em estabelecimento irregular

Publicada em: 12/07/2025 11:52 - Fiscalização GRANDE BRASÍLIA SAÚDE PÚBLICA

Local precário em condições sanitárias misturava carne de maneira indevida e a vendia sem autorização.

 

Uma operação da Secretaria de Agricultura resultou na apreensão de 865 quilos de carne de vísceras processadas ilegalmente em um estabelecimento com condições sanitárias precárias.

A ação foi conduzida a partir de uma denúncia anônima registrada nos canais oficiais da Ouvidoria do GDF.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que o local operava sem autorização sanitária e vendia carne moída e hambúrgueres misturados a vísceras (miúdos), prática proibida pela legislação sanitária. Além da apreensão dos produtos de origem animal considerados impróprios para o consumo, foi lavrado auto de infração contra o responsável pelo estabelecimento.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que o local operava sem autorização sanitária e vendia carne moída e hambúrgueres misturados a vísceras (miúdos), prática proibida pela legislação sanitária 

"O combate à produção clandestina é uma prioridade do Governo do Distrito Federal, pois protege duplamente: a saúde pública da população de Brasília e os produtores que operam dentro da legalidade", declarou o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, sublinhando a importância da fiscalização para a cadeia produtiva e o bem-estar dos consumidores.

Danielle Kalkmann, subsecretária de Defesa Agropecuária, alerta sobre os perigos de se consumir produtos agropecuários que não passaram por inspeção: “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, pelo menos 600 milhões de pessoas ficam doentes e 420 mil morrem após ingerirem comida contaminada no mundo. Por isso, o consumidor deve ficar atento e evitar consumir alimentos sem origem e sem o selo de inspeção distrital ou federal”.

A subsecretária reforça ainda que o selo de inspeção é a garantia de que o alimento passou por um processo rigoroso de controle de qualidade. “Esse selo comprova que o produto foi fiscalizado por técnicos especializados e atende aos parâmetros mínimos de higiene e segurança estabelecidos em lei”, destacou.

A operação está em conformidade com as leis distritais que regulam a inspeção sanitária de produtos de origem animal e vegetal, reforçando o compromisso da Secretaria de Agricultura com a segurança alimentar e a saúde pública.

Como denunciar irregularidades

Secretaria de Agricultura reforça a importância da denúncia de atividades clandestinas e lembra que qualquer cidadão pode colaborar com a fiscalização sanitária. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através dos telefones: (61) 3349-6803 / 3272-3650 ou pelo site da Ouvidoria do GDF.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...