Mais de 100 trabalhadores estão envolvidos em trabalhos de pavimentação, renovação de praças e construção de rede de captação de águas pluviais.
O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido em obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população da Fercal, comunidade ao lado de Sobradinho II.
Três frentes de trabalho estão em andamento simultaneamente na localidade, contemplando as comunidades do Engenho Velho e Bananal e também a área da DF-205 Oeste.
“Com aproximadamente 33 mil habitantes, a Fercal tem importância estratégica e um papel essencial na economia da Grande Brasíllia, com fábricas, pedreiras e forte arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Esses investimentos trazem mais qualidade de vida e reforçam a importância para todo o Distrito Federal. São quase R$ 50 milhões investidos durante os últimos anos, nunca tivemos tanto investimento aqui na cidade quanto agora. A população está extremamente satisfeita”, afirmou o administrador da Fercal, Fernando Madeira.
Via importante
Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), por meio de contratação de empresa terceirizada, a obra de pavimentação da DF-205 já passou pelas etapas de terraplenagem, base e sub-base. A via é estratégica para desafogar o trânsito do centro de Brasília, servindo como rota alternativa para caminhões que vêm das cimenteiras e pedreiras das imediações com destino a outros estados como Goiás, Tocantins e Bahia.
O asfalto também beneficia moradores locais das comunidades Boa Vista, Catingueiro, Ribeirão e Córrego do Ouro, onde residem aproximadamente 10 mil pessoas, ao melhorar a segurança e a mobilidade.
Pelo trecho, circulam aproximadamente 40 mil veículos por dia.
“A pavimentação da DF-205 vai melhorar a mobilidade local, oferecer mais segurança, conforto e qualidade aos moradores, além de funcionar como rota alternativa para o transporte de cargas, ajudando a desafogar o trânsito no centro de Brasília”, observou o superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Alves Cavalcante.
A aposentada Maria de Fatima Cunha Viegas, 71 anos, é dona da Fazenda Confiança, que fica na região do Catingueiro. Ela frisou o impacto positivo da obra para a comunidade inteira, incluindo os negócios da família, que trabalha com turismo radical na localidade.
“Eu moro aqui há mais de 20 anos e, quando cheguei, era tudo terra, a gente nem imaginava que o asfalto chegaria aqui. É uma evolução muito grande, o asfalto traz melhoria e valorização para essa região que é muito rica, com cachoeiras, trilhas para esporte, paisagens. É uma região muito bonita e todas as pessoas que vêm fazem muitos elogios. Só temos a agradecer pela obra, que é um benefício muito grande aqui para a região”, declarou.
Engenho Velho e Bananal
Outro ponto que recebe infraestrutura é a comunidade Engenho Velho, com a construção de calçadas. A intervenção faz parte de um projeto maior de requalificação dos espaços de lazer e praças da cidade. A medida, além de valorizar o espaço urbano, promove mais segurança e acessibilidade para pedestres, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Para a cabeleireira Francisca Vitorino da Silva, 53, a região tem mudado para melhor: “Aqui tem muita poeira, então, com as obras, vai ser melhor, nos dar um estacionamento, que a gente não tem, melhorando a mobilidade e atraindo mais clientes também, que terão mais conforto”.
Já na Avenida Principal da comunidade do Bananal, uma grande obra de construção de rede de águas pluviais está em execução. A iniciativa é fundamental para resolver antigos problemas de alagamentos e erosões que comprometiam a mobilidade e colocavam em risco a segurança dos moradores, especialmente durante o período chuvoso. A nova rede vai garantir o escoamento adequado das águas da chuva, preservando o asfalto e as estruturas urbanas. O sistema também vai permitir a construção de um calçadão para ampliar a segurança e a mobilidade para cerca de 600 famílias locais.
Já na Avenida Principal da comunidade do Bananal, uma grande obra de construção de rede de águas pluviais está em execução. A iniciativa é fundamental para resolver antigos problemas de alagamentos e erosões que comprometiam a mobilidade e colocavam em risco a segurança dos moradores, especialmente durante o período chuvoso.
A nova rede vai garantir o escoamento adequado das águas da chuva, preservando o asfalto e as estruturas urbanas. O sistema também vai permitir a construção de um calçadão para ampliar a segurança e a mobilidade para cerca de 600 famílias da localidade.
O empresário Paulo Henrique Ribeiro Malicio, 24, mora há 13 anos no Bananal e afirma nunca ter visto obras como essa. “Estou achando bom, porque vai valorizar mais a região e trazer saneamento básico. Era ruim, tinha poeira demais, não era asfaltado, não tinha água, nem luz. A água vai melhorar 100%”, reforçou o morador.
Representando o polo Área Norte do 'Programa GDF Presente', Ronaldo Alves aponta que os avanços são visíveis na Fercal: “Desde que comecei a trabalhar aqui, a cidade está em transformação, com obras grandes e importantes. A galeria no Bananal, por exemplo, vai ter uma solução definitiva depois de anos de reparos paliativos. E o asfalto do Catingueiro, que era uma promessa e agora está sendo cumprida, melhorando o caminho das crianças até a escola”.