Ação faz parte do programa 'Em um Piscar de Olhos', que está na terceira edição; só neste ano, foram entregues 1,3 mil óculos aos estudantes que precisavam.
Enxergar bem vai além de ver o mundo em alta definição.
Para estudantes, os problemas de visão também podem atrapalhar o rendimento escolar. Foi pensando nisso que a Secretaria de Educação, em parceria com o 'Instituto Desponta Brasil', criou o projeto 'Em um Piscar de Olhos', que, só no primeiro semestre deste ano, atendeu 15.698 alunos da rede pública.
A iniciativa, que está em sua terceira edição, oferece triagem, consulta oftalmológica e óculos gratuitos aos estudantes, com recursos de emenda parlamentar do deputado distrital João Cardoso.
Até julho, após as mais de 15 mil triagens, 1.687 estudantes foram encaminhados a consultas especializadas e 1.303 óculos foram entregues àqueles que precisavam.
"Acreditamos que cuidar da saúde visual dos estudantes é essencial para garantir que todos tenham acesso pleno ao aprendizado. Ao receber os óculos, muitos passam a acompanhar melhor as aulas, interagir com mais confiança e desenvolver seu potencial com mais facilidade", apontou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
"Por isso, o programa 'Em um Piscar de Olhos' tem um papel fundamental na educação de Brasília, contribuindo na promoção de mais conforto, inclusão e qualidade no processo de ensino e aprendizagem", acrescentou a secretária.
Neste ano, já foram atendidas as cidades-satélites do Gama, Ceilândia e Sobradinho. Para o segundo semestre, estão previstas Planaltina e, novamente, Ceilândia. A meta é atender 5 mil alunos em cada cidade-satélite. Nas edições anteriores, o total de beneficiados superou 40 mil.