...

...

No ar: ...

...

QUIMIOTERAPIA: Cartão agiliza atendimento para pacientes prioritários na rede pública de saúde

Publicada em: 29/07/2025 08:17 - SAÚDE PÚBLICA

A rotina de quem enfrenta o câncer é cheia de desafios, especialmente para quem está em quimioterapia. Pensando nisso, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana a entrega do 'Cartão Prioridade', que assegura um atendimento mais rápido em casos de urgência e emergência oncológicas para pacientes em tratamento, desde que não haja outro em situação de risco iminente de morte. A iniciativa integra o programa "O câncer não espera. O GDF também não", lançado neste mês para ampliar e agilizar o acesso ao tratamento oncológico em todo o Distrito Federal.

O Cartão Prioridade assegura um atendimento mais rápido em casos de urgência e emergência oncológicas para pacientes em quimioterapia, desde que não haja outro em situação de risco iminente de morte

“O cartão é uma ferramenta essencial para proteger os pacientes em quimioterapia, que estão mais vulneráveis após as sessões. Ele permite que, ao chegar em uma emergência, o paciente seja rapidamente identificado e receba atendimento adequado, sem ficar exposto por longos períodos na recepção”, afirma o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.

Pacientes em quimioterapia ou radioterapia poderão ter atendimento  prioritário, a exemplo do que acontece com idosos, pessoas com deficiência  e gestantes. O projeto foi aprovado em decisão terminativa na CDH, se não

Distribuído de forma gradativa, o cartão será entregue a todos os pacientes em quimioterapia da rede pública do GDF. Ele terá validade de até 28 dias após o término do último ciclo do tratamento, período ainda considerado de risco e complicações. O documento conta ainda com um QR Code que dá acesso à cartilha do programa e orientações sobre sinais de alerta dos tipos de câncer mais comuns.

Como funciona

"Agora vou poder ser atendida mais rapidamente e com mais segurança", diz Rosa Maria Rodrigues

Uma das beneficiadas é Rosa Maria Rodrigues, 51, que trata um câncer de colo do útero no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Em meio às sessões de quimioterapia e radioterapia, ela comemorou a novidade. “Esse cartão vai ajudar muito. A gente sai debilitada do tratamento, com a imunidade baixa e não pode ficar esperando. Agora vou poder ser atendida mais rapidamente e com mais segurança”, diz.

Distribuído de forma gradativa, o cartão será entregue a todos os pacientes em quimioterapia da rede pública do GDF. Ele terá validade de até 28 dias após o término do último ciclo do tratamento, período ainda considerado de risco e complicações

Supervisor da Unidade de Assistência Oncológica do HRT, Vinicius dos Santos, reforça a importância da medida para o dia a dia das emergências. “Temos um grande volume de pacientes oncológicos e agora conseguimos padronizar o atendimento desde a triagem. Com o cartão em mãos, o paciente será atendido com mais agilidade e segurança. Nossas equipes já estão orientadas para identificar e distribuir os cartões de acordo com os critérios”, explica.

O fluxo de atendimento segue o Manual de Classificação de Risco da Secretaria de Saúde, com um acréscimo que inclui pacientes oncológicos como prioridade. A médica e assessora da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES-DF, Maria Tereza Carnaúba, explica que a nova diretriz considera sinais que, em pacientes oncológicos, exigem atenção imediata. 

“Incluímos critérios específicos para situações como febre, por exemplo, que em pacientes com câncer pode indicar uma emergência grave. A ideia é que esses pacientes não precisem esperar, recebam medicação e cuidados imediatamente, evitando complicações sérias”, afirma.

 

Sobre programa

O “O câncer não espera. O GDF também não” inclui forças-tarefas, credenciamento de rede complementar, criação de linha de cuidado e mais de 1,3 mil novos tratamentos oncológicos em toda Grande Brasília. O programa envolve atendimento ágil, acompanhamento contínuo, estrutura ampliada e cobertura em todas as cidades-satélites.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...