O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, voltou a destacar o potencial do projeto do VLT TAN – Aeroporto, que prevê a ligação do Terminal Asa Norte ao Aeroporto Internacional de Brasília, passando pelo Eixo Monumental e pelo Terminal Asa Sul.
A proposta integra o Plano Piloto e busca reduzir a circulação de ônibus nas vias centrais da capital, além de desafogar a Rodoviária do Plano Piloto, que deixaria de concentrar o destino de todas as linhas.
Estudos apontam que a implantação do VLT na Via W3 traria benefícios tanto para o próprio sistema quanto para o metrô. A análise feita em 2019 pela Macrossimulação de Demanda para Projetos Metroferroviários de Brasília indicou que a integração no Terminal Asa Sul aumentaria os embarques do metrô para passageiros com destino à Avenida W3.
Já para o VLT, a conexão com as estações favoreceria a demanda no eixo Leste-Oeste, permitindo que moradores da região Oeste do Distrito Federal acessem as Asas Sul e Norte pelo mesmo modo de transporte.
Apesar do potencial, o projeto não avançou.
LEMBRA? No Governo Arruda...
A proposta, que possui projeto funcional aprovado, chegou a ser licitada em 2007 e teve as obras iniciadas.
No entanto, em 2014, com apenas 2% do cronograma executado, a execução foi suspensa devido a suspeitas de fraude na licitação.
Atualmente, o processo está sob análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em cumprimento à Resolução nº 290/2016, conforme informado pela Secretaria de Mobilidade (SeMob/GDF).
O projeto também enfrentou impasses com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que apontou a necessidade de ajustes nos estudos de impacto ambiental.
As exigências incluem a revisão do plano que previa derrubadas de árvores na Avenida W3 e a análise dos impactos da passagem do VLT próxima ao Zoológico de Brasília.
Por conta dessas questões, novos investimentos permanecem suspensos.(*Via Trolebus/Renato Lobo)