Temas percorreram do nascimento à primeira infância da criança; encontro serviu também para evidenciar eficácia das políticas públicas de apoio à amamentação na Grande Brasília.
O X Seminário de Aleitamento Materno e o V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do Distrito Federal ofereceram conteúdo a centenas de pessoas ao longo de cinco dias de encontro. O evento educativo ocorreu entre 11 e 15 de agosto, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (CoFEn).
Quase 160 pessoas, em média, participaram diariamente das atividades presenciais nos turnos da manhã e da tarde. As transmissões online estenderam a interação com representantes de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Para a nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH) de Planaltina, Marina Biaggini, os novos conteúdos trouxeram ainda mais ânimo aos profissionais da rede de saúde pública. “No nosso serviço, a gente já vai discutir algumas práticas, pensar maneiras de melhorar o nosso serviço e elaborar novos projetos”, elenca.
A oportunidade também serviu para evidenciar a eficácia das políticas públicas de apoio à amamentação no Distrito FEderal, estruturadas em torno de uma rede de apoio intersetorial. Mesmo atuando há 31 anos na Secretaria de Saúde (SES-DF), a neonatologista do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) Kátia Souza ainda se surpreende: “É impressionante ver a quantidade de profissionais e projetos reunidos em torno desta causa aqui na capital federal”.
Agosto Dourado
O X Seminário de Aleitamento Materno e o V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do Distrito FEderal integram as atividades oferecidas a famílias e profissionais de saúde ao longo deste mês, em celebração ao Agosto Dourado.
Os eventos também contaram com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), da Polícia Civil (PC-DF) e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CB-DF), além do Ministério da Saúde, da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal e do CoFEn.