Equipes do Detran-DF, com apoio da Polícia Militar, percorreram, além dos bairros SW/AOS, mais quatro cidades-satélites.
ntre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de domingo (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar de Brasília (PMDF), executou operações de fiscalização nos bairros Sudoeste/Octogonal, além das cidades-satélites de Ceilândia, Recanto das Emas, São Sebastião e, também, Sol Nascente/Pôr do Sol.
Durante as ações, os agentes também flagraram 19 condutores inabilitados, 11 dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e um com o direito de dirigir suspenso ou cassado.
Outras irregularidades incluíram sete veículos com escapamento adulterado e 28 infrações por motivos diversos.
Na ação de sábado (23), em Ceilândia, uma bicicleta equipada com motor a combustão acoplado ao quadro foi removida para o depósito do Detran-DF.
De acordo com a legislação, esse tipo de veículo é classificado como ciclomotor, por possuir acelerador e motor a combustão.
Para conduzi-lo, é necessário ter CNH ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de registro junto ao órgão de trânsito e o cumprimento das demais exigências legais.
CTB
De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa é infração gravíssima, penalizada com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.
Em caso de reincidência no prazo de 12 meses, a multa é aplicada em dobro..