...

...

No ar: ...

...

'MANGUACEIROS': Fiscalização retira 41 condutores alcoolizados das vias no fim de semana

Publicada em: 25/08/2025 09:18 -

 

Equipes do Detran-DF, com apoio da Polícia Militar, percorreram, além dos bairros SW/AOS, mais quatro cidades-satélites.

ntre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de domingo (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar de Brasília (PMDF), executou operações de fiscalização nos bairros Sudoeste/Octogonal, além das cidades-satélites de Ceilândia, Recanto das Emas, São Sebastião e, também, Sol Nascente/Pôr do Sol.

Fiscalização tem como foco combater comportamentos de risco no trânsito, além de outras irregularidades 
As ações, que são pontuais, têm como finalidade retirar das vias motoristas que colocam em risco a própria vida e a segurança de outras pessoas.
Ao todo, foram aplicados 550 testes de etilômetro, que resultaram em 41 casos de alcoolemia, sendo um deles de natureza criminal.

Durante as ações, os agentes também flagraram 19 condutores inabilitados, 11 dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e um com o direito de dirigir suspenso ou cassado.

 

Outras irregularidades incluíram sete veículos com escapamento adulterado e 28 infrações por motivos diversos.

Na ação de sábado (23), em Ceilândia, uma bicicleta equipada com motor a combustão acoplado ao quadro foi removida para o depósito do Detran-DF.

De acordo com a legislação, esse tipo de veículo é classificado como ciclomotor, por possuir acelerador e motor a combustão.

Para conduzi-lo, é necessário ter CNH ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de registro junto ao órgão de trânsito e o cumprimento das demais exigências legais.

 CTB

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa é infração gravíssima, penalizada com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.

Em caso de reincidência no prazo de 12 meses, a multa é aplicada em dobro..

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...