População poderá contribuir sobre novo projeto habitacional em Ceilândia
O Instituto Brasília Ambiental abriu uma consulta pública para ouvir a população sobre um novo projeto habitacional na QNR 06, em Ceilândia.
O prazo para enviar contribuições vai de 1º a 15 de setembro de 2025, em formulário eletrônico.
O projeto prevê a construção de cerca de 750 moradias, entre casas e apartamentos, em uma área de aproximadamente 49 hectares.
O espaço contará também com áreas para comércio, serviços, lazer, além de escolas e postos de saúde. O objetivo é atender famílias em situação de vulnerabilidade social.
A lei garante a participação da sociedade nos processos de licenciamento ambiental. Esse mesmo projeto já passou por audiência pública em 2021, quando era menor. Agora, após mudanças e ampliações, a comunidade poderá se manifestar novamente sobre os documentos técnicos, como o Relatório Ambiental Simplificado (RAS). "Estamos garantindo que, ao mesmo tempo em que oferecemos moradia de qualidade, a voz da comunidade seja ouvida. A participação popular é fundamental para que o projeto reflita as necessidades de quem viverá ali", afirmou a vice-governadora Celina Leão.
No formulário, será possível comentar pontos ligados a meio ambiente, trânsito, infraestrutura, entre outros temas. Também será permitido anexar documentos que apoiem as sugestões. Para o presidente da autarquia, Rôney Nemer, a participação popular precisa ser completa. “Se ocorreram alterações no projeto anteriormente apresentado, é necessário que retorne com todas as informações de quem vai sentir as modificações na prática”, observa o gestor.