...

...

No ar: ...

...

ATENDIMENTO MELHORADO: Maqueiros do Hospital Regional de Santa Maria passam por capacitação

Publicada em: 03/09/2025 08:26 -

 Série de seminários aprimorou técnicas, reforçou a humanização do atendimento e valorizou o papel fundamental desses profissionais.

Foram abordados temas como ética profissional, paramentação e ‘desparamentação’ de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização correta das mãos, uso de adornos e protocolos diante de intercorrências 

Os maqueiros do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) se reuniram, nesta terça-feira (2), para o encerramento de uma série de treinamentos promovidos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).

As capacitações aprimoraram técnicas, reforçaram a humanização do atendimento e valorizaram o papel fundamental desses profissionais.

Os treinamentos foram conduzidos pela enfermeira Cristiane Nepomuceno, do Núcleo de Mobilidade (NuMob). Ela destaca a importância do projeto e o impacto direto na rotina da equipe. “O papel do maqueiro impacta diretamente o funcionamento da unidade, e é importante que eles tenham essa consciência”, afirma.

 

As capacitações combinaram conteúdos técnicos e de conduta. Foram abordados temas como ética profissional, paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização correta das mãos, uso de adornos e protocolos diante de intercorrências. Além de elevar a segurança do atendimento, os encontros buscam fortalecer a cultura de humanização no hospital.

 

Para a chefe do NuMob, Márcia Darlene Lemos, o trabalho dos maqueiros vai muito além do transporte hospitalar. “Com responsabilidade e sensibilidade, esses profissionais garantem segurança e conforto em cada deslocamento. O reflexo dos treinamentos é percebido diretamente na qualidade do serviço e na experiência de cada paciente”, destaca.

 A avaliação dos participantes também foi positiva. O maqueiro Augusto Marcondes conta que conhecimentos simples fizeram grande diferença em sua prática diária. “Eu, por exemplo, não sabia exatamente a diferença do uso de máscaras para gotículas e para aerossóis. Esse esclarecimento traz mais confiança, porque agora sabemos aplicar corretamente cada medida de proteção”, conclui.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...