Na carta, ele pede a recomposição salarial dos agentes de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros de Brasília com base nos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FC-DF)
Carta enviada nesta quarta-feira não detalha valores, mas pede cumprimento de prazos para o aumento
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), enviou nesta quarta-feira (3) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta sugerindo aumento as forças de segurança do GDF.
Na carta, ele pede a recomposição salarial dos agentes de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros com base nos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
O pedido prevê que a Presidência da República envie um projeto de lei para o Congresso Nacional dentro dos prazos cabíveis para que as forças de segurança possam ser contempladas ainda neste exercício.
O documento não especifica os valores a serem adotados pelo Governo Federal.
Proposta anterior
Há cerca de duas semanas, o governo federal propôs um aumento salarial para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
A proposta, apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), inclui reajustes de 9% em 2025 e 9% em 2026.
Com isso, o reajuste total para as categorias entre 2023 e 2026 seria superior a 44%, compensando as perdas salariais acumuladas e superando a inflação projetada para o período.
A medida busca valorizar os servidores e reconhecer a defasagem salarial que ocorreu em anos anteriores.