...

...

No ar: ...

...

"EMARANHADO": Em um mês, 3 toneladas de cabos clandestinos são retiradas da Grande Brasília

Publicada em: 11/09/2025 12:32 -

 Operação, que mira segurança e combate à ilegalidade, chega a quatro novas localidades.

Neoenergia retira 1 tonelada de cabos irregulares e acelera limpeza dos  postes no DF - Distribuidora Brasília - Neoenergia - Neoenergia

A Neoenergia Brasília ampliou a operação de retirada de cabos clandestinos de telecomunicações no Distrito Federal.

Após contemplar Ceilândia, Candangolândia e Taguatinga, a força-tarefa chegou a Samambaia, Águas Claras, Guará e Sobradinho, totalizando sete cidades-satélites atendidas.

Servidor de concessionária faz serviços na rede elétrica:  estão sendo removidos fios irregulares, resultantes de instalações clandestinas
No primeiro mês após a liberação judicial para atuação, a distribuidora já removeu três toneladas de fios irregulares, um volume expressivo que revela a dimensão do problema e a urgência da ação. O foco é garantir a segurança e eliminar riscos causados por cabos abandonados, rompidos ou instalados sem critérios técnicos.

Esses fios, muitas vezes de empresas sem contrato de compartilhamento de postes, comprometem a segurança e podem causar acidentes, curtos-circuitos e quedas de energia.

Mais de 1 tonelada de cabos clandestinos é retirada no DF | Jornal de  Brasília

 “Superar três toneladas em um mês mostra o tamanho do desafio, mas também reforça nosso compromisso com a segurança da população”, ressalta o diretor-superintendente técnico da Neoenergia, Carlos Henrique de Moraes Silva. “Estamos atuando com firmeza, sem abrir mão do diálogo com o setor”. 

A distribuidora lembra que a responsabilidade pela organização e manutenção dos cabos é das empresas de telecomunicações.

Cabe à Neoenergia fiscalizar e, se necessário, fazer a remoção. O trabalho segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Neoenergia estima em mais de 100 o número de empresas que operam de forma irregular no Distrito Federal. Os consumidores podem consultar a situação do seu provedor no site da Neoenergia Brasília. Provedores ilegais estão sujeitos à interrupção do serviço após a retirada dos cabos.

TJDFT autoriza Neoenergia a remover cabos de telecomunicação em postes

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...