Autorização da ANA permite que Caesb capte aproximadamente 1.000 litros por segundo no local.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) autorizou a Caesb a implantar um sistema de captação no lago da Usina Hidrelétrica de Queimado.
A companhia poderá captar aproximadamente 1.000 litros de água por segundo, volume suficiente para atender a cerca de 400 mil habitantes.
A Caesb terá até três anos para concluir os estudos técnicos e iniciar a captação.
A companhia, no entanto, já trabalha nos projetos e estima finalizar essa etapa em seis meses, o que permitirá captar recursos e lançar a licitação para as obras.
“Essa obra nos permite atender a uma população maior e aumenta a segurança hídrica do Distrito Federal. Com os sistemas conectados, conseguimos direcionar a água entre eles conforme a necessidade de cada localidade. Por determinação do governador Ibaneis Rocha, a Caesb tem trabalhado de forma contínua para garantir mais segurança hídrica para toda a população”, destaca o presidente da Caesb, Luis Antônio Reis.
Reis explica que o quadrante sudeste do Distrito Federal não conta hoje com uma grande captação de água. “A nova estrutura no Rio Preto vai suprir essa lacuna, reforçando o abastecimento e garantindo mais segurança hídrica para toda a população da localidade.”
A companhia estima que cerca de 80 mil moradores das regiões do Café Sem Troco, PADF e Morro da Cruz serão beneficiados diretamente com a obra, além de toda a população da Grande Brasília.