...

...

No ar: ...

...

GRUPO DE PCD: 'Cadastro de Empregabilidade' já posicionou 200 pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Publicada em: 16/09/2025 16:09 -

Programa do GDF conecta candidatos a vagas em empresas parceiras, oferecendo capacitação e acompanhamento pós-contratação


O Cadastro de Empregabilidade, iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD), tem se destacado como ferramenta de inclusão no Distrito Federal.

 

Em um ano e meio, o programa conseguiu posicionar mais de 200 profissionais com deficiência em empresas parceiras, de um total de quatro mil candidatos cadastrados e cerca de 100 companhias participantes.

 

Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, a inclusão pelo emprego é essencial para o protagonismo das pessoas com deficiência. “Precisamos mostrar que é possível se conectar com a política pública. A porta de entrada para o protagonismo é o emprego”, afirmou.

 

O programa é conduzido pela Diretoria de Inclusão Profissional da Secretaria da Pessoa com Deficiência, que encaminha candidatos para vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras, principalmente por meio de grupos de WhatsApp.

 

Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPCD), apresentando documentos como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ou o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência.

 

A diretora de Inclusão Profissional, Andressa Matias, explica o funcionamento do programa: “O candidato entra no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência, acessa a aba Empregabilidade e entra nos grupos de WhatsApp. A partir daí, recebemos o interesse dele e realizamos todo o encaminhamento para a vaga”.

 

As empresas também podem se cadastrar na secretaria para ofertar posições, mediante assinatura de termo de cooperação, garantindo parcerias firmes e estruturadas.

O programa ainda prevê capacitação prévia dos candidatos, por meio de acordos de cooperação técnica com o Senac e futuros convênios com o Sebrae, focando no empreendedorismo.

 

Além disso, há um monitoramento de 90 dias após a contratação, para avaliar a adaptação do profissional e identificar oportunidades de melhoria na inclusão, tanto estrutural quanto atitudinal.

Entre os beneficiados, está Tatiane Rocha, 49 anos, que conseguiu um emprego como assistente administrativa em setembro. “O caminho foi tranquilo e rápido, me senti bem acolhida até conquistar a tão almejada vaga”, contou. 

 

Fernanda Sousa, 37 anos, também participou do programa e aguarda uma nova colocação, ressaltando a importância do Cadastro. “Ajuda não só a mim, mas muitas pessoas que precisam desse auxílio, porque a inclusão é um direito de todos e dever do Estado”, disse.

O Cadastro de Empregabilidade reforça o compromisso da Secretaria da Pessoa com Deficiência em garantir inclusão efetiva e acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência, promovendo autonomia, protagonismo e igualdade de oportunidades.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...