A partir desta terça-feira (23), os passageiros que utilizam ônibus entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno, no Estado de Goiás, enfrentarão um aumento de 2,9% nas tarifas.
A decisão foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta segunda-feira (22), após meses de impasse.
Impasse chega ao fim
O reajuste estava previsto desde fevereiro, mas foi adiado duas vezes. Inicialmente, entraria em vigor em 23 de fevereiro.
Na ocasião, a agência concedeu uma prorrogação de seis meses.
Quando esse prazo se encerrou, em agosto, mais um mês foi adicionado. Desta vez, porém, a paciência acabou.
Segundo a ANTT, não houve condições para sustentar um novo adiamento.
A agência afirmou que não recebeu a “versão final e assinada” do consórcio interfederativo, que deveria ter sido formado pelos governos de Goiás e do Distrito Federal.
“Diante deste cenário, a ANTT avalia que não há fundamentação para novo adiamento da recomposição tarifária do serviço semiurbano até que a formalização do protocolo esteja dentro de todos os critérios de admissibilidade definidos”, declarou em nota oficial.
Enquanto isso, o governador Ibaneis Rocha e o secretário do Entorno, Cristian Viana, tentaram, nesta semana, mais uma vez convencer a ANTT a segurar o reajuste. O apelo, no entanto, foi rejeitado.