No ar: ...

...

"PONTES PARA O MUNDO": 1a edição encerra ciclo com formatura de brasilienses na Escócia

Publicada em: 01/12/2025 13:31 -

 Depois de passar pelo País de Gales e Inglaterra, intercambistas na Escócia se despedem da vivência internacional.

 O frio e a chuva típicos desta época do ano na Escócia deram lugar a uma calorosa celebração que marcou o encerramento do programa de intercâmbio Pontes para o Mundo, da Secretaria de Educação.

 

Depois de passarem pelo País de Gales e pela Inglaterra, os integrantes da delegação brasiliense acompanharam a formatura dos intercambistas em dois colleges localizados nas maiores cidades escocesas: Glasgow e Edimburgo.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, na formatura da turma: “Parabéns a todos vocês. Que este seja apenas o começo de uma vida repleta de possibilidades, coragem e propósito” 

Na quarta-feira (26/10), 24 alunos do City of Glasgow College e do Edinburgh College International receberam o diploma do programa das mãos da secretária de Educação do GDF, Hélvia Paranaguá. Emocionada, a gestora disse estar com o coração apertado ao ver o fim do ciclo dos intercambistas da primeira edição do programa, mas feliz por testemunhar tamanha evolução dos estudantes da rede pública.

“Que esta jornada continue a inspirá-los a buscar novos desafios e a acreditar que o mundo é muito maior e mais acolhedor do que vocês jamais imaginaram”, declarou. “Parabéns a todos vocês. Que este seja apenas o começo de uma vida repleta de possibilidades, coragem e propósito.”

“Vocês mostraram energia, imaginação e senso de humor, e o nosso college ficou mais vivo”

Scott Torrance, Negócios Internacionais do Edinburgh College International, Scott Torrance, em saudação aos estudantes

Os alunos da rede pública distrital foram os primeiros do Brasil a estudar no City of Glasgow College e deixaram uma boa impressão. “Vocês vieram, aprenderam sobre diferentes coisas, em uma língua diferente, com o nosso inglês com sotaque escocês”, brincou Roy Gardner, vice-diretor da instituição. “Parabéns, porque é ainda mais difícil de entender”.

Segundo o gerente de Negócios Internacionais do Edinburgh College International, Scott Torrance, os brasileiros trouxeram alegria ao campus. “Quando o grupo chegou, em setembro, vocês pareciam tão quietos…mas em uma semana, felizmente, percebemos que estávamos errados”, disse. “Vocês mostraram energia, imaginação e senso de humor, e o nosso college ficou mais vivo”.

Tour e host families

O estudante Gustavo Rocha levou Margareth Craig, que o hospedou, à cerimônia:  “Ela faz caminhadas, me levou a passeios e adora cozinhar. Eu aprendi muita coisa e vou sentir muita falta dela” 
A cerimônia de formatura começou com um tour pelo City of Glasgow College guiado pelos próprios alunos que estudaram três meses na instituição. A delegação brasiliense encantou-se com as dependências a que os intercambistas tiveram acesso — salas de aula diferenciadas nos quais puderam ter lições como de comissário de bordo em um simulador de avião. 

A festa também teve direito a apresentação de gaita de fole e um jantar com pratos tradicionais da Escócia. Alguns estudantes puderam até mesmo ter a presença de familiares que os receberam. Gustavo Reis da Rocha, 16 anos, aluno do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 do Guará, estava acompanhado de Margareth Craig, 70 anos, que o hospedou em Glasgow. 

“Foi muito legal conviver com a Margareth”, relatou o jovem. “No Brasil moro com meus pais; e, por ela ser mais velha, achei que não seria tão ativa, mas ela faz caminhadas, me levou a passeios e adora cozinhar. Eu aprendi muita coisa e vou sentir muita falta dela.”

Primeira edição do Pontes para o Mundo encerra ciclo com formatura na  Escócia | Jornal de Brasília

Programa 'Pontes para o Mundo'

O Pontes para o Mundo é um programa de intercâmbio educacional executado pela Secretaria de Educação que oferece a estudantes da rede pública a oportunidade de vivência internacional.

A primeira edição ocorreu entre setembro e dezembro deste ano, no Reino Unido, onde os alunos selecionados foram direcionados a oito colleges diferentes na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia.

A partir do próximo ano, o número de vagas será ampliado. A previsão é que o Pontes para o Mundo também seja expandido para outros países. Além disso, para transformar a iniciativa em um programa permanente, a Secretaria de Educação encaminhará um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CL-DF). 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...