Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

CLAREZA e TRANSPARÊNCIA: Nova 'Carta de Serviços ao Cidadão' amplia benefícios à população

Publicada em: 04/12/2025 07:06 -

 Documento foi atualizado e ampliou de 32 para 44 as atividades públicas oferecidas pela SeDUH-GDF.

 Com a finalidade de informar com mais clareza e transparência, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SeDUH-GDF) atualizou integralmente sua Carta de Serviços ao Cidadão, ampliando de 32 para 44 as atividades públicas oferecidas pela pasta à população. O documento está disponível na aba Serviços do site da Secretaria de Desenvolviento Urbano e Habitação.

A carta funciona como um portfólio dos serviços públicos oferecidos à sociedade, especificando de forma simples as etapas, as características, as formas e os requisitos para o acesso.

Ela explica, por exemplo, desde os processos de emissão de documentos, como o Alvará de Construção e o 'Habite-se', até os requisitos para a regularização fundiária e o parcelamento do solo urbano.

Devido à incorporação de mais atividades realizadas pela SeDUH-GDF, especialmente pelas subsecretarias de Parcelamento e Regularização Fundiária (SuPar), de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura (SuProj) e pelo Geoportal, foi necessário que a Ouvidoria da pasta atualizasse a carta, de modo que a sociedade possa acompanhar e conhecer todos os novos serviços públicos oferecidos pela secretaria.

Entre eles, destacam-se a regularização de infraestrutura de telecomunicações e a emissão de documentos importantes do Geoportal, como a cota de soleira e o Termo de Responsabilidade e Cumprimento de Normas (TRCN).A carta funciona como um portfólio dos serviços públicos oferecidos à sociedade, especificando de forma simples as etapas, as características, as formas e os requisitos para o acesso 

“A Carta de Serviços da SeDUH-GDF traz as atividades de forma totalmente parametrizada, descrevendo o passo a passo para alcançar os serviços, desde o protocolo até as etapas internas, indicando o caminho a seguir e os documentos necessários”, explica o ouvidor da Seduh, Mauro Ribeiro. “Resumindo, ela traz transparência e detalhamento aos serviços públicos ofertados pela secretaria.”

Além disso, a carta apresenta as condições de acesso por parte do cidadão, os modos de prestação do atendimento, entre outras informações. Com isso, as pessoas não apenas sabem a quem recorrer, mas também têm condições de exercer o controle social sobre o Estado e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento.

CAP

Um dos serviços da SeDUH-GDF mais requisitados pela população é a emissão do Alvará de Construção, documento necessário para autorizar o início das obras e expedido pela Central de Aprovação de Projetos (CAP).

Para ter acesso a nova Carta de Serviços ao Cidadão, clique aqui. Em caso de dúvida sobre o assunto, acesse a Ouvidoria da pasta pelo Sistema 'Participa-DF', no site https://www.participa.df.gov.br/.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...