Atuação da Secretaria de Segurança Pública reforça prevenção e atenção humanizada. A ação ocorreu na Rodoviária Interestadual da capital do país.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) participou da segunda edição da mobilização pública do projeto Desaparecimento em Foco, promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF), por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH).
A ação ocorreu na Rodoviária Interestadual de Brasília, ampliando o alcance da campanha de sensibilização iniciada na semana anterior, no Plano Piloto.

Com fluxo intenso de passageiros de diversas localidades do país, o local foi escolhido estrategicamente para potencializar a divulgação de informações essenciais sobre prevenção ao desaparecimento, canais de notificação e procedimentos corretos de acionamento.
Durante toda a manhã, equipes do Núcleo de Direitos Humanos e da Secretaria de Segurança Pública realizaram atendimentos espontâneos, conversas de orientação e distribuição de materiais informativos, reforçando que o registro de ocorrência deve ser feito imediatamente, sem a falsa exigência de aguardar 24 horas.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ressaltou que a atuação integrada é decisiva para reduzir o sofrimento das famílias e fortalecer a resposta institucional. “O enfrentamento ao desaparecimento de pessoas exige articulação, técnica e sensibilidade. Nenhuma instituição, isoladamente, consegue responder com a agilidade e a profundidade que esse tema demanda. Por isso, o trabalho conjunto entre a Secretaria de Segurança Pública , o Ministério Público do Distrito Federale toda a rede de proteção é fundamental. Estamos construindo fluxos, aprimorando protocolos e qualificando nossa capacidade de prevenção e busca, sempre com foco na proteção da vida e no acolhimento das famílias”, disse.

A promotora de Justiça Polyanna Silvares, chefe do Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal, destacou o impacto social da iniciativa e o papel da atuação conjunta. “Nosso objetivo é conscientizar a população e demonstrar que há apoio institucional disponível. Muitas famílias não sabem por onde começar ou desconhecem que existe uma estrutura especializada capaz de agir rapidamente para buscar soluções”, afirmou.
A importância da consolidação das políticas públicas voltadas ao tema foi ressaltada pelo subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes. “Uma política que está apenas no papel não atende à população. Ela precisa ser concretizada na prática, baseada em evidências e dados. A integração com o Ministério Público do Distrito Federal fortalece nossa capacidade de prevenir casos, orientar as famílias e qualificar a resposta do Estado.”
A atuação integrada fortalece o fluxo intersetorial que envolve órgãos de segurança, justiça, assistência social e saúde, ampliando a capacidade de localizar pessoas e oferecer apoio qualificado às famílias.
Desaparecimento
A iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal teve como finalidade ampliar o diálogo com a sociedade, esclarecer dúvidas, apresentar canais oficiais de registro e desfazer mitos ainda persistentes sobre o tema — entre eles, a ideia equivocada de que é preciso aguardar um prazo mínimo para comunicar um desaparecimento. As ações fazem parte de um calendário permanente de sensibilização e contam com o apoio institucional da Secretaria de Segurança Pública .
