Celebração promoveu encontro com mães cujos bebês recebem o alimento doado.
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga (BLH-HRT) homenageou as mães doadoras em uma festa de Natal.
Ações contribuem diretamente para a redução da mortalidade infantil.
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) homenageou as mães doadoras em uma festa de Natal.
A ocasião reuniu profissionais, usuários e parceiros do serviço de saúde durante um almoço na sede do Rotary Club de Taguatinga Norte, um apoiador histórico.
A celebração promoveu o encontro entre mães doadoras e mães cujos bebês, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) do HRT, recebem o leite doado. A intenção foi agradecer às protagonistas da rede de apoio à saúde materno-infantil.
"São mulheres que transformam vidas e a realidade. Cada bebê que recebe o leite doado, hoje, pode viver, pode sonhar", enaltece a chefe do Banco de Leite Humano-HRT, Natália Conceição.
Rede de apoio
Metici Santos, 39 anos, sabe bem da importância do alimento para o desenvolvimento de um bebê prematuro.
Nascida antes das 38 semanas de gestação, a filha Luisa, hoje com seis meses de vida, esteve no colo dos pais durante a comemoração.
A mãe doa leite humano há três meses: “É como se eu transmitisse um pouco do carinho que sinto por minha filha para outros bebezinhos”, traduz.
Quem reconhece o empenho é Andecléia Campos, 33 anos, mãe do pequeno Asafe, nascido há 17 dias. O bebê está na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Regional de Taguatinga, após 27 semanas de gestação; mas a mãe, com suporte da equipe da unidade hospitalar, foi ao evento levar o agradecimento pelo leite ofertado pelo Banco de Leite Humano. “Tenho certeza que, quando meu filho estiver grande, vou sempre contar a história de mulheres que se disponibilizaram a tirar e doar leite para ele”, promete.
Aleitamento materno
Os Banco de Leite Humano e os Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) desempenham um papel fundamental na promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno no Distrito Federal.
As doações contribuem diretamente para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população.
Caso deseje doar leite, necessite de orientações sobre amamentação ou esteja com problemas nas mamas no período do aleitamento, é possível entrar em contato com o Banco de Leite Humano ou Postos de Coleta de Leite Humanomais próximo de casa.
No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde conta com 14 Bancos de Leite Humano e 7 Postos de Coleta de Leite Humano. O cadastro para a doação é feito pelo Disque Saúde 160, opção 4; pelo site 'Amamenta Brasília'; ou pelo Portal Cidadão do GDF.
