Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

FEBRE AMARELA: Zoológico e parques da Grande Brasília terão vacinas no Dia D contra a doença neste sábado

Publicada em: 30/01/2026 14:26 -

 Ao todo, haverá 37 locais de atendimento em áreas urbanas e rurais; meta é atender cerca de 40 mil pessoas.

INTERNA-3-Foto-Geovana-Albuquerque-1-1

Neste sábado (31), Dia D de vacinação contra a febre amarela, pontos de grande circulação de pessoas foram escolhidos para a população se imunizar: Jardim Zoológico de Brasília, Parque Olhos d'Água (Asa Norte), Parque Ezechias Heringer (Guará) e Parque Ecológico de Águas Claras.

Ao todo, serão 37 locais de aplicação, tanto em áreas urbanas quanto rurais, com destaque para o Clube Termas Solar, em Ceilândia, e o pátio da Polícia Rodoviária Federal na BR-040, em Santa Maria. A lista completa com endereços e horários está disponível no site da Secretaria de Saúde

Equipes de saúde estão preparadas para verificar a situação vacinal de cada pessoa e recomendar a aplicação de imunizantes, conforme a necessidade

O intuito do Dia D é atender cerca de 40 mil pessoas que não têm registros de imunização contra a febre amarela. Para isso, o recomendado é levar documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação. Porém, caso esta última tenha sido extraviada, as equipes da Secretaria de Saúde estão preparadas para buscar registros nos sistemas online ou aplicar os imunizantes previstos. 

Nos locais de vacinação também haverá disponibilidade de doses contra outras doenças, como Covid-19, tétano, gripe/influenza (para pessoas a partir dos 6 meses de idade), papilomavírus humano (HPV) e, em algumas salas, dengue.

Todas serão aplicadas conforme o previsto no calendário de rotina

Quem precisa da dose contra a febre amarela?

Para crianças de 9 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a administração é de uma dose inicial aos 9 meses, seguida de outra de reforço aos 4 anos.

Aquelas a partir dos 5 anos, que possuam histórico de uma dose aplicada antes dessa idade, devem completar o esquema vacinal com a de reforço. Entre crianças de 5 anos ou mais e adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias, a recomendação é uma dose única do imunizante. 

No caso de gestantes e de mulheres que amamentam crianças menores de 6 meses, a vacinação é indicada apenas àquelas que residem ou precisam deslocar-se para áreas onde esteja confirmada a circulação do vírus da febre amarela.

Mesmo nessas situações, será necessária uma avaliação de profissionais de saúde.

O Distrito Federal não possui casos confirmados da doença.

Quem estiver imunizado pode emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), exigido por alguns países para a entrada em seus territórios. O documento é gratuito e não tem prazo de validade.

Pessoas com histórico de alergias a ovo de galinha ou a gelatina devem passar por uma avaliação médica antes de receber a vacina.

Nesses casos específicos, a recomendação é procurar o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

O atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. 

Por fim, as pessoas com 60 anos ou mais podem ser imunizadas mediante solicitação médica, após avaliação individualizada do risco/benefício. Além do Dia D, a dose contra a febre amarela está disponível nos dias úteis em mais de cem salas de vacinação da Secretaria de Saúde.

Por que o Dia D?

Embora a Grande Brasília não apresente casos de febre amarela desde 2022, o sinal de alerta foi ligado após a morte de 23 micos e macacos em Goiás, entre setembro e janeiro deste ano, vítimas da doença.

Os óbitos dos animais indicam a circulação do vírus nesta parte do país.

Contudo, até o momento, não há áreas do "quadrilátero" com a confirmação da doença. 

Secretaria de Saúde ressalta que o contágio de febre amarela não ocorre por meio de macacos e micos, mas pela picada de mosquitos contaminados pelo vírus. 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...