Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

ASSÉDIO NO CARNAVAL: Campanha reforça ações de prevenção em bares e blocos do Plano Piloto e cidades-satélites

Publicada em: 09/02/2026 12:49 -

GDF distribui cartazes, orienta foliões e divulga canais de denúncia para coibir violência contra mulheres durante a festa

 

Beijo forçado, toque sem consentimento e abordagens agressivas ainda fazem parte da experiência de muitas mulheres no Carnaval.

Para tentar conter esse tipo de violência, a Secretaria da Mulher do Distrito Federal lançou o calendário da campanha 'Carnaval Sem Assédio', que promove ações educativas em bares, blocos e áreas de grande circulação.

Campanha 'Não é Não!' chega a 16 estados para um carnaval sem assédio |  Visão Notícias - A Agilidade do Jornalismo On-line! | Visão Notícias -  Informações de Marília e região

Equipes da pasta começaram as atividades na Asa Sul, com distribuição de material informativo e orientações a foliões, comerciantes e trabalhadores do setor de entretenimento.

A campanha chega ao quarto ano com a proposta de ampliar a conscientização e reforçar os canais de denúncia durante o período de festas.

Com o slogan “Não Acabe Com a Minha Festa”, cerca de 3 mil cartazes e adesivos começaram a ser espalhados em bares e restaurantes desde o início de fevereiro.

Campanha contra assédio no Carnaval reforça ações de prevenção em bares e  blocos do DF - Midia AlernativaO material traz QR Code com informações e lista os principais canais de denúncia: 190 (Polícia Militar), 156 – opção 8 (Central do GDF) e 180 (Central de Atendimento à Mulher).

Segundo a vice-governadora Celina Leão, o enfrentamento ao assédio é condição para que o Carnaval seja um ambiente seguro. A orientação é que vítimas e testemunhas denunciem qualquer tipo de violência.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do GDF indicam que não houve registros formais de assédio durante o Carnaval nos últimos dois anos  resultado que o governo atribui a ações preventivas e ao reforço de políticas voltadas às mulheres.

A campanha também aplica o chamado Protocolo Por Todas Elas, que determina medidas de acolhimento e proteção em espaços públicos e privados durante grandes eventos. A regra prevê apoio imediato a mulheres em situação de risco e integração entre órgãos de segurança e assistência.

Jornal e Rádio Regional FM 98

Cronograma de ações

  • 9/2 – 14h às 17h: bares do Jardim Botânico
  • 10/2 – 10h às 17h: Sudoeste/SIG
  • 11/2 – 14h às 17h: Temporâneo, Fausto & Manoel, Pontão
  • 12/2 – 14h às 17h: Beirute, Simpsons, Parque da Cidade
  • 13/2 – 14h às 17h: Asa Norte
  • 14/2 – 16h às 19h: bloco Fica Comigo
  • 14/2 – 18h às 20h: Festival Me Leva
  • 15/2 – 15h às 18h: blocos no Plano Piloto
  • 16/2 – 14h às 17h: blocos no Plano Piloto
  • 17/2 – 18h às 20h: Setor Comercial Sul

Outras ações também estão previstas em cidades-satélites como Varjão, Sobradinho, Planaltina, Paranoá e Itapoã ao longo do mês.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...