Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

SEGURANÇA VIÁRIA: Engenharia de trânsito intensifica ações no Distrito Federal em 2025

Publicada em: 10/02/2026 10:23 -

Manutenções semafóricas, instalação de placas, pintura de faixas de pedestres, vagas de estacionamento e quebra-molas estão entre as ações realizadas no período.

 

A fim de garantir mais segurança viária e organizar o fluxo de veículos e pessoas nas vias urbanas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou as ações de engenharia em 2025.

Balanço da Diretoria de Engenharia de Trânsito aponta 2,1 mil manutenções semafóricas, instalação de 2,3 mil placas, revitalização de 4,5 mil faixas de pedestres, 44,5 mil vagas de estacionamento, 21,3 mil quebra-molas e outros 623 mil metros quadrados de sinalizações diversas.

“A crescente frota veicular e o aumento populacional da Grande Brasília têm exigido da nossa equipe de engenharia um esforço cada vez maior na organização do tráfego a fim de que as pessoas possam se locomover de forma segura pela cidade, seja a pé, seja de bicicleta, seja de equipamentos autopropelidos, seja de veículos motorizados. E é isso que temos feito: trabalhado diuturnamente no aperfeiçoamento na sinalização viária e manutenção dos equipamentos instalados nas vias. Nossos servidores têm buscado soluções estratégicas e aperfeiçoado os protocolos operacionais para reduzir os efeitos negativos da concentração do fluxo veicular e proporcionar mais segurança viária, fluidez e acessibilidade nas vias urbanas”, explica o diretor-geral do Detran candango, Marcu Bellini.

Durante o ano de 2025, o Detran de Brasília sinalizou 44.558 vagas de estacionamento, incluindo 398 vagas para idosos, 533 vagas para pessoas de deficiência e 294 vagas para motocicletas.

 

As equipes também sinalizaram 21.350 ondulações transversais (quebra-molas), sendo 17.829 novas implantações e 3.521 reformas, e 4.523 faixas de pedestres, das quais 731 são semaforizadas.

“O cuidado com as faixas de pedestres, linhas de divisão de fluxo e legendas horizontais em interseções estratégicas, principalmente em áreas de grande circulação de pedestres, mostra nossa preocupação com os mais vulneráveis: os pedestres”, destaca o diretor de Engenharia de Trânsito, Eduardo Dutra.

Ele acrescenta: “Mas não é só isso, nossa preocupação também é com a organização do tráfego de veículos, trazendo mais segurança aos condutores e melhor fluidez por meio de uma sinalização mais clara e otimizada, como fizemos nas Avenidas W3 Sul e Norte e no Eixo Monumental, com aplicação de tachões e pintura termoplástica que permitem maior visibilidade da divisão dos fluxos, e nas Avenidas L1 e L2 Sul e Norte, onde todas as faixas de retenção, setas direcionais e outras demarcações no solo foram revitalizadas, trazendo mais ordenação ao fluxo veicular”.

 

 

 

 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...