Proposta do Governo do Distrito Federal é construir um novo ambiente, com comércio popular, espaços voltados à cultura e ao lazer, e à prestação de serviços públicos.

Atualmente, o shopping popular está praticamente inativo e quase toda estrutura está abandonada
A Secretaria de Governo recebeu ocupantes de boxes do 'Shopping Popular de Brasília' para apresentar o projeto do 'Mercado Municipal' a ser construído no local.
A proposta do Governo Distrital prevê ampla reforma, com oferta de comércio popular, espaços voltados à cultura e ao lazer, além de prestação de serviços públicos.
Ocupantes de boxes do Shopping Popular de Brasília assistem à apresentação do projeto de construção do Mercado Municipal
“O intuito do Governo do Distrito Federal é transformar em um 'mercadão', mas com a anuência e com a permanência das senhoras e dos senhores. Conforme determinação da governadora Celina Leão, nós trouxemos essa proposta para ver se concordam com esse encaminhamento e também para que possam fazer as suas sugestões’, disse o secretário de Governo, Takane Nascimento. 
“É uma área nobre do Plano Piloto e a gente quer transformar esse espaço num 'mercadão', como existem em outras grandes cidades como São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte”
Carlos Alberto Spies, diretor de Planejamento e Projetos da Novacap
De acordo com o secretário de Governo, após as adequações, o projeto será encaminhado para aprovação da governadora Celina Leão. O espaço conta com 1.780 boxes, a maioria fechada. O projeto, elaborado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) a partir do modelo do 'Mercadão' de Águas Lindas (GO), prevê a construção de quatro blocos com áreas setorizadas para o comércio de vestuário, hortifrutigranjeiros, artesanato, eletrônicos e serviços, brinquedoteca e lanchonetes na área de circulação externa, que poderão funcionar após horário comercial dos boxes. Também, há áreas destinadas à carga e descarga, depósito e administrativa.
Mercado Municipal da capital do Paraná, Curitiba
Placas de sinalização e totens
“É uma área nobre do Plano Piloto e a gente quer transformar esse espaço num mercadão, como existem em outras grandes cidades como São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte”, disse Carlos Alberto Spies, diretor de Planejamento e Projetos da Novacap. “A proposta é transformar num ponto turístico e juntar tudo o que for bom, show, comércio eletrônico, tudo o que tem numa feira e próximo de um shopping, mas com um ambiente muito mais digno, limpo, organizado e claro.”
"A esperança voltou a reinar aqui dentro do coração, viu? Eu tô ansioso pra chegar lá no shopping, juntar os feirantes e explicar pra eles o quê que é esse projeto"
Gregory Cotrin, permissionário
Outro diferencial será a comunicação visual do ambiente, que terá placas de sinalização e totens para facilitar o acesso e a identificação dos espaços pelos visitantes. Para Edilene Pereira Santos Fernandes, presidente da Comissão Gestora da Associação do Shopping Popular, a proposta atende aos anseios dos permissionários. “No geral está maravilhoso. Minha perspectiva hoje é uma das melhores. Espero que realmente seja rápido, porque a gente está precisando de pressa. Nós estamos há 18 anos aguardando por um milagre e eu acho que ele chegou agora”, compartilhou.
“Me surpreendeu para positivo porque a gente não esperava tanto quanto tá sendo. E a esperança voltou a reinar aqui dentro do coração, viu! Eu tô ansioso pra chegar lá no shopping, juntar os feirantes e explicar pra eles o quê que é esse projeto. Eu não consigo mensurar em palavras como é que eu tô feliz e como é que vai ser pra eles”, comemorou o permissionário Gregory Cotrin. “A ideia de tudo o que foi passado é sensacional, vai ser uma nova feira, vai ser o Mercado Central de Brasília, que eu acho que isso que é o mais importante”. 
Icônico Mercado Municipal da capital paulista
Parceria com o Sebrae-DF
O representante do Sebrae-DF e membro do Conselho de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Márcio Faria Júnior, falou da parceria que o Sebrae-DF pode oferecer. “O Sebrae vai disponibilizar todo o apoio necessário aos pequenos comerciantes para que eles possam ter uma consultoria, uma capacitação. Ou seja, da porta da vitrine pra dentro da loja, dá todo apoio como cursos de vitrine visual merchandising, treinamento em técnicas de vendas, capacitação, toda orientação na parte financeira de como se deve trabalhar para que o comerciante possa caminhar e, assim, ter êxito no seu estabelecimento”, destacou.
Como será o Mercado Municipal de Brasília?
![]()
O projeto executivo prevê uma ampla reforma arquitetônica no edifício do SAAN, ao lado da antiga Estação Rodoferroviária.
Com a assinatura dos termos de doação com encargos, o GDF iniciará a fase de licitação pública para as obras.
Confira os principais detalhes do planejamento:
-
Prazo estimado de execução: 36 meses após o início dos trabalhos.
-
Espaço dos feirantes: os permissionários atuais ocuparão 35% da área total construída do prédio, garantindo a continuidade do comércio popular tradicional.
-
Novas áreas integradas: os 65% restantes do espaço serão repaginados e destinados a complexos de gastronomia (restaurantes e bares), além de atividades culturais, esportivas e áreas de convivência e lazer para turistas e moradores do DF.
-
Qualificação profissional: uma ala do pavimento térreo será cedida ao Ministério do Trabalho e Emprego para a criação de um centro de formação focado em economia popular e solidária.
