Player
 

 

No ar: ...

...

ÔNIBUS ELÉTRICOS: Novos "buzões" entram em circulação; veja as primeiras linhas atendidas em Brasília

Publicada em: 28/06/2026 10:34 -

A operação teve início nesta semana com quatro linhas saindo da Rodoviária do Plano Piloto.

Primeiro ônibus elétrico de Brasília começa a circular | G1

Os usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem viajar nos novos ônibus elétricos da capital do país.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade liberou, nesta quarta-feira (24), os primeiros 12 veículos da frota de 90 ônibus elétricos entregues em maio.

DF se prepara para receber 90 ônibus elétricos

Esses veículos passaram por cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação de validadores no Sistema de Transporte Público Coletivo para o funcionamento da operação.

Eles começam a circular em quatro linhas com viagens que saem da Rodoviária do Plano Piloto.

Linhas atendidas

nesta fase inicial

     109.3: Passa pela Esplanada dos Ministérios       e vai para o Setor de Autarquias Sul / Pátio         Brasil.

  • 109.4: Faz o percurso para a Esplanada dos Ministérios.
  • 108.5: Vai até a Rodoferroviária, passando pelo Setor Militar Urbano.
  • 0.110: Atende os universitários e demais passageiros que se deslocam para às imediações da UnB - Universidade de Brasília.

A titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Sandra Holanda, explicou que os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota.

A operação vai começar em quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia.

“A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu o compromisso com a descarbonização, a mobilidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, explicou a secretária.

Mobilidade sustentável

e benefícios

Com a aquisição dos novos ônibus elétricos, o GDF avança na transição energética da frota.

Os veículos foram importados da China pela empresa Piracicabana e representam ganhos para a população, a mobilidade sustentável e o meio ambiente.

Ao todo, são 90 veículos que beneficiarão cerca de 70 mil passageiros por dia, em área que realiza cerca de 281 viagens diariamente.

Os veículos contam com as seguintes especificações:

  • Tecnologia: Motores 100% elétricos e operação silenciosa, reduzindo o ruído urbano.
  • Conforto e segurança: Equipados com ar-condicionado e sistema de câmeras.
  • Acessibilidade: Modelo de piso baixo com acessibilidade total.
  • Impacto ecológico: Zero emissão de poluentes. Juntos, os veículos vão reduzir 615 toneladas de CO2 por mês, o que equivale ao plantio de mais de 120 mil árvores por ano. (*Agenda Capital)

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...