Aviso segue com umidade entre 20% e 30%, temperaturas elevadas e sem previsão de chuva nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de seca que vigora no Distrito Federal. O meteorologista Leydson Dantas explicou que o aviso amarelo representa uma umidade entre 20% e 30%, e em alguns locais essa umidade pode cair para menos de 20%, como no aviso laranja.
Esses índices estão bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
As temperaturas estão em elevação, com as maiores já registradas para o período deste ano no final de julho, e sem previsão de chuva nas próximas semanas.
É recomendado que os atletas evitem atividades ao ar livre entre 10h e 16h e tomem precauções como uso de protetor solar e hidratação adequada.
- Hidratação intensa: Beba água, sucos naturais ou água de coco constantemente, mesmo sem sentir sede.
- Evite desgaste físico: Não pratique atividades ao ar livre nos horários mais secos e quentes, especificamente entre as 10h e 16h.
- Proteção solar: Use protetor solar, chapéus e óculos escuros ao precisar sair ao sol.
- Umidificação de ambientes: Coloque toalhas molhadas ou recipientes com água nos quartos, ou utilize umidificadores elétricos.
- Cuidados com a pele: Aplique hidratantes corporais e evite banhos excessivamente quentes para não ressecar a pele.
