A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou uma troca no comando da Secretaria de Educação, neste sábado (8).
Iêdes Braga será substituída por Thiago Peixoto, segundo Celina.
A decisão ocorre após o Distrito Federal ficar abaixo da meta e da média nacional em quase todos os indicadores analisados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2025, do Ministério da Educação (MEC).
O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil.
Ele avalia o desempenho dos estudantes em português e matemática, além das taxas de aprovação apuradas pelo 'Censo Escolar', gerando uma nota de zero a dez para cada etapa de ensino.
Em entrevista à TV Globo na quinta-feira (6), Iêdes Braga deu “nota 8” para a rede pública de ensino da capital do país, e suas cidades-satélites, e negou falta de professores.
“Decidi fazer uma mudança no comando da Secretaria de Educação. Convidei o secretário municipal de Educação de Florianópolis, Thiago Peixoto, para substituir Iêdes Braga, a quem agradeço pela dedicação e compromisso”, disse Celina Leão em publicação feita nas redes sociais.
Segundo a governadora, Thiago Peixoto tem “larga experiência” e dará “enorme contribuição para a melhoria da qualidade de ensino distrital”. Peixoto é ex-secretário de Educação de Goiás.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/w/w/hnEby2QHuiAWmryhOfbQ/sala-de-aula-1.gif)
IDEB ruim
O Distrito Federal ficou abaixo da meta em quase todos os índices do Ideb de 2025. Os dados foram divulgados na quarta-feira (5) pelo MEC.
Nos resultados exclusivos das escolas públicas, o GDF não conseguiu atingir a meta esperada em nenhum dos períodos escolares analisados e ficou abaixo da média nacional em todos eles.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta para a rede pública distrital era de 6,5, mas a nota alcançada foi 6,0.
A média nacional neste recorte foi de 6,1.
Já nos anos finais do ensino fundamental, também nas escolas públicas, a meta era de 5,3, e o GDF registrou 4,7.
A média do país foi 5,0.

No ensino médio, que soma as redes pública e privada, a situação do Distrito Federal foi ainda pior. A meta estabelecida era de 5,4, porém o índice registrado ficou em 4,1, abaixo da média nacional de 4,5.
O único índice em que o GDF conseguiu ficar acima da média nacional foi na soma das notas das escolas públicas e privadas nos anos iniciais do ensino fundamental. A capital federal obteve nota 6,4, enquanto a média do país foi 6,3.(*G1)
