Segundo o INMet, a chuva dará trégua a partir do fim de semana. Grande Brasília está em alerta amarelo para chuvas intensas

 

O mês de abril começou com chuvas na maioria das regiões administrativas do Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), só no primeiro dia do mês já choveu mais de 30% do total esperado para os próximos 30 dias.

Até a manhã desta terça-feira (2/1), o Distrito Federal registrou 43 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto. A quantidade é quase um terço da média prevista para todo o mês de abril, de 145,2 mm.

Segundo a meteorologista Dayse Moraes, a previsão para esta terça-feira (2/4) é de céu com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A  temperatura mínima registrada pelo INMet foi de 17,7°C, podendo chegar aos 28°C. A umidade do ar deve variar entre 100% e 65%.

“A previsão para os próximos dias é de chuva. O tempo deve se manter nublado e fechado, com pancadas de chuva a qualquer momento. Só deve voltar a ter uma abertura no próximo domingo (7/4)”, explicou Dayse.(*Clipping:Metropoles)

Alerta amarelo

Nessa segunda-feira (1º/4), o Inmet emitiu alerta amarelo, de perigo potencial – o primeiro em uma escala de três níveis –, devido à possibilidade de chuvas intensas.

Os riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos e registros de raios são pequenos, no entanto.

O aviso meteorológico vale até as 10h desta terça e deve ser prolongado nas próximas 24 horas. O alerta prevê registros de precipitação forte.

A estimativa de volume pluviométrico é de 30 a 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia | Agência Brasil