Categoria iniciará mobilização para reivindicar reajuste de 19,8%, percentual referente às perdas inflacionárias dos últimos cinco anos

 

Professores e orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal farão assembleia geral com paralisação nesta quarta-feira (20/3), às 9h, na área do Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). No encontro, a categoria dará início às mobilizações pela Campanha Salarial 2024, com reivindicação de reajuste de 19,8%.

professores greve assembleia

A atualização da remuneração é necessária para recuperar as variações decorrentes da inflação no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2023, segundo o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF).

“O percentual de 19,8% repõe as perdas inflacionárias do governo Ibaneis Rocha. Esse índice é imprescindível para que nossa categoria tenha um salário compatível com as necessidades básicas do dia a dia. Há tempos temos um abismo entre o que se ganha e o que se precisa comprar para viver”, destaca Márcia Gilda, uma das diretoras do sindicato.

Neste ano, a campanha salarial da categoria tem como lema “Recompondo perdas. Rumo à meta 17”. O objetivo é mostrar que, paralelamente à cobrança pela recomposição salarial, os educadores exigem o cumprimento da 17ª meta do Plano Distrital de Educação (PDE).

A política prevê a equiparação do vencimento básico de professores à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do Distrito Federal com nível superior.ideo

Com base em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), o sindicato destacou que a inflação dos últimos cinco anos ficou em 33,3%. No entanto, o reajuste salarial dos educadores acumulado de abril de 2022 a dezembro de 2023 foi de 11,3%.

Metrópoles aguarda posicionamento da Secretaria de Educação (SEEDF) para saber como ficou o planejamento em relação às aulas desta terça-feira (19/3).(*Clipping:Metropole)