Durante a celebração, os fiéis também contaram com apoio do SAMU-DF para urgências e emergências;
Quase três mil pessoas (2.775foram vacinadas, e cerca de 100 atendimentos de saúde foram prestados durante os três dias da 'Festa de Pentecostes', entre sexta-feira (6e domingo (8), no Taguaparque, em Taguatinga.
Durante o evento, a Secretaria de Saúde garantiu suporte com equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da oferta de vacinação contra a gripe.
A maior quantidade de vacinas aplicadas foi registrada no domingo, com mais de 1,3 mil pessoas imunizadas.
Já os outros dias - sexta e sábado - registraram, respectivamente, 300 e mil pessoas vacinadas.
Além dos atendimentos prestados pelas equipes da Secretaria de Saúde no local, cinco pessoas foram encaminhadas a outras unidades de saúde.
Para a enfermeira Fernanda Zamariolli, representante do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização (Nvepida Região Sudoeste de Saúde, a quantidade alcançada representa o esforço da equipe: “Eles se dedicaram intensamente para oferecer um atendimento de qualidade. Aproveitamos a grande circulação de fiéis para reforçar a importância da imunização, porque levar a vacina até onde o povo está é uma estratégia fundamental para ampliar a cobertura vacinal”.
Realizada 50 dias após a Páscoa, a Semana de Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Jesus Cristo.
Um dos maiores eventos religiosos do Distrito Federal há 26 anos, a festa recebeu apoio logístico do Governo do Distrito Federal (GDFpara garantir segurança e acolhimento ao público.
Serviços ofertados
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-DFesteve presente com equipes de prontidão para atendimentos de urgência e emergência aos fiéis. Em casos de necessidade, os pacientes seriam encaminhados aos hospitais de Taguatinga (HRT), Samambaia (HRSame de Ceilândia (HRC).
Com a finalidade de ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde também ofereceu vacinação contra a influenza em uma tenda montada perto da entrada principal, com equipes disponíveis das 14h às 22h. Desde o mês passado, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade.