Ação do IgesDF apoia movimento pró-solidariedade e ajuda a repor estoques críticos do Hemocentro.
A van da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estaciona em frente ao Pronto-Socorro do Hospital de Base e logo fica cheia. Nesta última experiência, dezesseis colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), junto a membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), participaram da ação em apoio à campanha Junho Vermelho — mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue. A iniciativa veio em um momento em que os estoques do Hemocentro estão em níveis críticos.
Antes de doar, todos passaram pelo protocolo padrão: cadastro, aferição da pressão arterial, teste de hemoglobina e entrevista clínica. Todos receberam camisetas exclusivas com a frase “Sou doador de sangue. Compartilhe saúde”, um gesto de incentivo e reconhecimento à atitude solidária.
Ao receber o grupo, o presidente da Fundação Hemocentro, Osnei Okumoto, agradeceu pela solidariedade e ressaltou: “O Junho Vermelho é um momento muito importante para reforçarmos a cultura da doação de sangue. Os grupos de doadores fazem toda a diferença, porque ajudam a manter nossos estoques em níveis seguros, garantindo que nenhum paciente fique sem transfusão. A doação coletiva é um ato de cidadania, solidariedade e amor ao próximo”.
Para a chefe do Almoxarifado do Hospital de Base de Brasília, Michele Gonçalves, essa foi a primeira experiência como doadora. “Foi tranquilo, seguro e rápido. Venham! Doar é literalmente salvar vidas”, convida.
Hermínia Silva, vice-presidente da CIPA, é doadora experiente há 20 anos, e não pretende parar. Ela relembra, com emoção, um episódio marcante em sua trajetória. “Um colega de trabalho precisava de bolsas de sangue para o filho de cinco anos, diagnosticado com leucemia. Aquele momento me marcou profundamente e mostrou o poder de uma doação”. Orgulhosa, Hermínia exibia o certificado de doadora, com data desde 2005.
A CIPA do Hospital de Base de Brasília já articula novas mobilizações e convida outros setores e unidades do IgesDF a se engajarem na campanha.
Doadores com Rh negativo têm prioridade
Até o dia 30 de junho, doadores com fator Rh negativo podem doar sem agendamento prévio no Hemocentro de Brasília, com direito a senha preferencial. A medida emergencial foi criada para reforçar os estoques, que estão em níveis muito baixos neste período.
Como os tipos O-, A-, B- e AB- são mais difíceis de encontrar, a ação busca facilitar o acesso daqueles que podem contribuir com esse tipo raro.