...

...

No ar: ...

...

CÂNCERES GINECOLÓGICOS: Campanha 'Setembro em Flor' atenta para a prevenção da doença

Publicada em: 31/08/2025 14:12 -

 Durante todo o mês, serão realizadas ações para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

Mãos de um profissional da saúde segurando uma maquete de um sistema reprodutor feminino

Em setembro, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), lança a campanha 'Setembro em Flor', voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico.

Durante todo o mês, serão promovidas ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva.

Durante todo o mês, serão promovidas ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCa), cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem anualmente diagnósticos de câncer ginecológico, sendo mais de 16 mil casos apenas de câncer de colo uterino. A doença é detectada pelo exame citopatológico, mais conhecido como papanicolau ou exame preventivo.

Na rede Secretaria de Saúde, o exame é ofertado pelas unidades básicas de saúde (UBS) mediante agendamento. Gradualmente, o exame citopatológico será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, tecnologia inovadora voltada ao rastreamento do câncer de colo do útero.

O novo teste representa um avanço no cuidado preventivo contra o câncer de colo de útero.

Outra medida de prevenção é a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), maior causador do câncer de colo de útero ou câncer cervical.

O imunizante está disponível gratuitamente nas unidades da Secretaria de Saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Contudo, até dezembro deste ano, jovens entre 15 e 19 anos também poderão tomar a dose.

A vacina também é indicada para pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou aids, pacientes transplantados e pacientes oncológicos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30 mil mulheres brasileiras recebem anualmente diagnósticos de câncer ginecológico, sendo mais de 16 mil casos apenas de câncer de colo uterino.

A doença é detectada pelo exame citopatológico, mais conhecido como papanicolau ou exame preventivo.

A  oncologista ginecológica da Secretaria de Saúde, Rayane Cardoso, afirma que é necessária uma abordagem abrangente e coordenada no cuidado da saúde feminina. “O acompanhamento ginecológico é fundamental para a prevenção de cânceres passíveis de rastreio”, frisa.

Programação

Para chamar a atenção para os cânceres ginecológicos e destacar a prevenção, a Secretaria de Saúde vai realizar diversos eventos durante todo o mês de setembro.

Confira: 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...