...

...

No ar: ...

...

"DF LIVRE DE CARCAÇAS": Operação já retirou mais de 5 mil veículos abandonados das ruas

Publicada em: 23/06/2025 10:47 - NO "QUADRILÁTERO" SAÚDE PÚBLICA Trânsito DF

 

Com a finalidade de reforçar a segurança nas cidades-satélite, eliminar focos de proliferação de doenças e zelar pela ordem urbana, o Governo do Distrito Federal (GDF) já recolheu mais de 5 mil veículos abandonados em vias públicas por meio da operação ‘DF Livre de Carcaças’.

 

 

 

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por meio da Subsecretaria de Integração e Políticas de Segurança Pública, a iniciativa vem apresentando crescimento contínuo nos resultados.

 

Somente em 2024, foram retirados das ruas mais de 2,8 mil veículos em estado de abandono – número que ultrapassa a metade do total recolhido desde o início da operação, em fevereiro de 2020.

 

 GDF já retirou mais de 700 carcaças de veículos das ruas neste ano | Jornal  de Brasília

 

 De janeiro a abril deste ano, outros 628 veículos foram removidos, o que equivale a mais de 12% do total.

 

A operação também integra o conjunto de ações do GDF no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

A maior parte dos veículos é localizada a partir de denúncias feitas pela população, principalmente por meio da Ouvidoria do GDF.

 

 

 

A Secretaria de Segurança verifica para confirmar o estado de abandono, levando em conta critérios como carro aberto, vidros quebrados, pneus murchos,  sinais de deterioração e o acúmulo de sujeira dentro e fora dos veículos.

 

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 162, pelos conselhos comunitários de segurança (Consegs), administrações regionais ou pelo e-mail dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br.

 

 DF Livre Carcaças recolheu mais de mil carros abandonados em 2024 |  Metrópoles

 

A operação ‘DF Livre de Carcaças’ está alinhada ao eixo ‘Cidade Mais Segura’ do programa ‘DF Mais Seguro – Segurança Integral’.

 

A retirada dos veículos abandonados ajuda a reorganizar os espaços urbanos, contribui para a prevenção da criminalidade e fortalece ações de saúde pública.

 

A ação é executada de forma integrada, com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), administrações regionais, Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

 

 

 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...