...

...

No ar: ...

...

GRIPE AVIÁRIA: GDF atualiza proibição de eventos com aves para prevenção

Publicada em: 28/06/2025 16:49 - SAÚDE PÚBLICA

 

Medida inclui encontros, torneios, exposições, mostras, leilões, campeonatos e reuniões de passeriformes nativos e exóticos.

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (27) a Portaria nº 227, de 26 de junho de 2025, que atualiza as medidas de prevenção contra a influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), popularmente conhecida como gripe aviária.

A nova portaria traz recomendações e ações sanitárias mais detalhadas para intensificar o combate à doença na Grande Brasília.

O texto reforça as recomendações para criadores e produtores de aves de subsistência — como galinhas, patos e marrecos — e proíbe, por 60 dias, a realização de eventos pecuários que envolvam a aglomeração de quaisquer espécies de aves no território do Distrito Federal.

A medida inclui encontros, torneios, exposições, mostras, leilões, campeonatos e reuniões de passeriformes nativos e exóticos, aves ornamentais, galinhas de raça pura, aves comerciais ou silvestres mantidas em cativeiro. 

Criadores de aves do Distrito Federal ficam proibidos de participar de eventos no "quadrilátero"

Danielle Cristina, subsecretária de Defesa Animal, ressaltou a importância da colaboração dos criadores. “Recomendamos que os criadores mantenham suas aves em ambientes protegidos, sem acesso a áreas externas abertas, para evitar o contato com aves migratórias de vida livre. A cooperação de todos é fundamental para o sucesso dessas ações preventivas”, declarou Danielle. 

A medida segue diretrizes da Portaria do Ministério da Agricultura nº 782, de 26 de março de 2025, que estabelece normas de prevenção em todo o território nacional. A expressividade da avicultura no Distrito Federal — que conta com granjas de postura comercial, além da criação de aves ornamentais e de subsistência — também foi um fator determinante para a adoção da portaria. 

A nova portaria também traz uma flexibilização importante: permite que criadores locais participem de eventos com aglomeração de aves fora do território distrital, desde que os municípios de destino não apresentem focos ativos da IAAP. 

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do GDF, Rafael Bueno, destacou a relevância da mudança. “Hoje, temos a tranquilidade de poder autorizar que esses animais participem de eventos em municípios que não apresentem foco de gripe. O ponto crucial é: caso esses animais estejam nesses municípios e seja detectado um caso de gripe aviária, aí sim, fica proibido o regresso desses animais `Grande Brasilia”, afirmou.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...