A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) classificou como “atuação desproporcional” a prisão truculenta realizada por agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) na Asa Norte, na tarde desta quarta-feira (9/7).
A entidade cobrou a imediata apuração da conduta e o afastamento dos policiais, além da responsabilização dos envolvidos, “respeitado o devido processo legal”.
“Principalmente, serão cobradas medidas urgentes de avaliação dos agentes e capacitação das forças policiais, com foco em direitos humanos, proteção infantojuvenil e abordagem cidadã, para que a sociedade tenha seus direitos respeitados”, disse a nota, assinada pelo presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli.
O publicitário Diego Torres Machado de Campos, 42 anos, foi agredido com socos, duramente imobilizado com joelho nas costas e preso por causa de um suposto acidente de trânsito.
Veja:
Os agentes o levaram e deixaram o filho dele, uma criança de 5 anos, largado na mão de estranhos na rua.
A prisão truculenta chocou moradores que presenciaram a ação.
A OAB-DF informou que irá cobrar do governador do Distrito Federal uma “reação concreta” sobre a ação truculenta realizada por policiais, que “resultou na violenta prisão do publicitário Diego Torres Machado de Campos e no abandono de seu filho de apenas 5 anos na via pública”.