Serviço é disponibilizado gratuitamente pelo SLU mediante agendamento pelo telefone 162 ou no 'ParticipaDF'.
A destinação correta dos resíduos de caixa de gordura é um cuidado importante que a população deve ter tanto para promover a saúde pública quanto para proteger o meio ambiente.
Para ajudar nessa tarefa, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) oferece esse tipo de atendimento de forma gratuita. Somente nos seis primeiros meses deste ano, já foram recolhidas 39,4 toneladas desse tipo de resíduo.
Em 2024, o número chegou a 81,84 toneladas, evitando que substâncias oleosas pudessem contaminar cursos d’água e sobrecarregar a rede de esgoto.
A diretora técnica do SLU, Andréa Almeida, explica que a caixa de gordura é obrigatória e tem a função de reter os resíduos sólidos antes que eles cheguem ao sistema de esgoto. “A fase líquida escorre para a rede, mas a parte sólida precisa ser embalada de forma adequada para coleta”, orienta. “Esse material não pode ir para o lixo convencional nem seletivo, pois comprometeria nossas usinas e ainda poderia gerar contaminação ambiental”.
Além do serviço específico para as caixas de gordura, o descarte do óleo de cozinha também deve ser feito corretamente, lembra Andréa: “A pessoa não deve jogar óleo na pia. A recomendação é armazenar em garrafas pet e levar para os papa-entulhos, de onde fazemos o recolhimento. Se esse material fosse parar no sistema de tratamento de esgoto, ele contaminaria a água e geraria entupimentos”.
Os resíduos coletados pelo SLU recebem destinação específica no aterro sanitário, em área isolada e longe dos drenos, garantindo descarte seguro.
Veja abaixo orientações do SLU sobre a coleta nas caixas de gordura.
⇒ Separe os resíduos em sacos plásticos reforçados para evitar rasgos devido ao peso. Drene toda a água acumulada e acondicione apenas os resíduos sólidos de gordura
⇒ O SLU não faz a remoção nem a limpeza interna das caixas de gordura
⇒ O serviço não atende estabelecimentos comerciais e locais, nem com geração acima de 60 litros.